Vicente Poleró y Toledo e os métodos de limpeza no contexto do restauro de pinturas do século XIX
Resumo
A Arte de la Restauración (1853) de Vicente Poleró e Toledo representa o primeiro tratado específico sobre o assunto na Espanha que, distanciando-se das antigas práticas, manifesta uma nova visão disciplinar, mais crítica e científica. Apesar da sua concisão, é a fonte documental básica que marcará a metodologia fundamental na intervenção da pintura durante a segunda metade do século XIX e que, posteriormente, influenciará os critérios adotados na conservação e restauro contemporâneos.
No que diz respeito à limpeza de pinturas, o tratado reúne os aspetos essenciais que também foram recolhidos pelos mais importantes manuais publicados noutros países europeus. Assim, este artigo compara a obra de Poleró com essas outras obras contemporâneas, especialmente com De la conservation et de la restauration des tableaux, do francês Simon Horsin-Dèon (1851); e os textos italianos Il restauratore dei dipinti, de Giovanni Secco-Suardo (1918), e Manuale del pittore restauratore, de Ulisse Forni (1866), com os quais ele mantém uma analogia considerável; sem esquecer de referir a outras obras como as de Köster (1827), Prange (1832), Bedotti (1837) e Mogford (1851). Esta correspondência de modos e receitas lançará as bases sobre as quais os protocolos atuais para limpeza de superfícies pictóricas são ordenados.
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