A pintura cerâmica valenciana e os seus sistemas de reintegração através da metodologia documental, gráfica e escrita
Resumo
Com o nosso estudo pretendemos contribuir com uma solução para a sempre comprometida disciplina de reintegração formal, cromática e verbal em matéria de azulejos devocionais. O grande número de circunstâncias que engloba o ato criativo, mecenato, iconografia, fontes, formato, etc., torna necessário abordar o ato criativo da obra a partir de sua própria fenomenologia. Nesse sentido, com o nosso estudo procuramos protocolar um padrão de trabalho em torno da revisão das fontes gráficas utilizadas por praticamente todas as manufaturas valencianas ao longo do século XVIII. Assim, o conhecimento das fontes, diretas ou indiretas, requer um trabalho minucioso de pesquisa para localizar depósitos, arquivos e acervos onde se possa sistematizar ou mesmo protocolar um programa de aquisição de informação.
Downloads
Referências
APARICIO RESCO, A., & FIGUEIREDO, C. (2017). El grado de evidencia histórico-arqueológica de las reconstrucciones virtuales: hacia una escala de representación gráfica. Revista Otarq: Otras arqueologías, 1, 235-247. https://doi.org/10.23914/otarq.v0i1.96
BELDA, J. M. (2001). L’antic plafó ceràmic de la Trinitat. Ontinyent. Almaig, estudis i documents, 17: 29-33
BALDINI, U. (1981). Teoria del restauro e unitá di metodología. (2 vol.). Florencia. Nardini Editore.
BERGUEON, S. (1990). Science et patience au la restauration des peintures. París. Réunions des musées Nationaux.
BRANDI, C. (2002). Teoría de la restauración. Madrid. Alianza Forma.
CALERO-CASTILLO, A. I., CARRASCO-HUERTAS, A., DURBÁN-GARCÍA, M., DURÁN-SUÁREZ, J. A. (2020). Documentación y reconstrucción virtual en restauración de obras pictóricas de gran formato: el lienzo mural de la farmacia Zambrano. Virtual Archaeology Review, 11(23): 141-152. https://doi.org/10.4995/var.2020.13343
CARRASCOSA MOLINER, B & LASTRAS PÉREZ, M. (2006). La conservación y restauración de la azulejería. Universitat Politècnica de València.
CASAZZA, O. (1981). Il restauro pittorico nell’unitá di metodología. Florencia. Nardini Editore.
COLL CONESA, J.; & SANZ NÁJERA, M. (2001). El azulejo en el museo. Su conservación y montaje expositivo. Museo Nacional de Cerámica y de las Artes Suntuarias González Martí. Madrid. Ministerio de Cultura y Deporte.
GIRONÉS SARRIÓ, I. & GUEROLA BLAY, V. (2008). El plafó ceràmic de la Mare de Déu d’Agres del carrer de Cantereria d’Ontinyent: la recuperació d’un patrimoni amagat. Revista Almaig, estudis i documents, 26: 35-39.
GIRONÉS SARRIÓ, I. & GUEROLA BLAY, V. (2014) “Exemples of tile Works reintegration systems based studyng their graphic sources”. Oporto (Portugal). II International Meeting on Retouching of Cultural Heritege (RECH2).
GIRONÉS SARRIÓ, I. & GUEROLA BLAY, V. (2016). La taulelleria valenciana dels segles XVII, XVIII i XIX a la col•lecció de la Fundació La Fontana. València: Institució Alfons el Magnànim. Centre valencià d’estudis i d’investigació.
GONZÁLEZ LÓPEZ, M. J., & MARTÍNEZ CALVO, V. (2009). Reintegración virtual de lagunas. Las pinturas de la Sala de los Reyes de la Alhambra de Granada. Revista pH, 70: 98-113. https://doi.org/10.33349/2009.70.2754
GUEROLA BLAY, V. (2003). La pintura ceràmica a Carcaixent. Estudi, classificació i catàleg raonat. València: Universitat Politècnica de València – Ajuntament de Carcaixent.
GUEROLA BLAY, V. (2008). “Ideología y metodología en la reintegración de lagunas”. Il pensiero di Cesare Brandi delle teoría a le practice. Valencia-Roma. Universitat Politècnica de València. Associazione Giovanni Secco Suardo. 110-114.
GUEROLA BLAY, V. (2010). “Pérdidas y perjuicios, reintegraciones y prejuicios”. 1er Congreso internacional de restauración de pintura sobre lienzo de gran formato. Valencia. Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio, UPV. 451-466.
LASTRAS PÉREZ, M.; MARTÍNEZ BAZÁN, M. L.; MARTÍNEZ CABEZUELO, E. (2012). “Estudio de reintegrantes pictóricos aplicados en la restauración de azulejería expuesta al exterior”. Arché, 6: 221-228. http://hdl.handle.net/10251/33515
REGIDOR ROS, J. L., PALUMBO, M., GÓMEZ CHAPARRO, G. & CLAVEL PIÁ, I. (2006). Restauración y solución propuesta para la exposición de los fragmentos conservados en la bóveda de la iglesia de los Santos Juanes de Valencia. Arché, 1: 45-52. http://hdl.handle.net/10251/32363
RIBERA, A., BELDA, J. M. (2003). El Portal i la Capella de la Trinitat: seguiment arqueològic de les obres de rehabilitació en les cases núm. 4 i 6 del carrer Trinitat. La Vila. Ontinyent. 2000. Almaig, estudis i documents, 19: 16-24
RIBERA, A. (2006). Museu Arqueològic d’Ontinyent i la Vall d’Albaida. Actuació de l’any 2000. Treballs i resums de dades. Alba: revista d’estudis comarcals de la Vall d’Albaida, 20-21: 218-242
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.