Proposta de um sistema de montagem para estudos em papel com recurso a ímanes de neodímio: o caso de estudo de três desenhos preparatórios de Rui Filipe
Resumo
O presente artigo descreve a estratégia usada para suspensão de estudos em papel, de grandes dimensões, em contexto expositivo com base na aplicação de ímanes de neodímio. Os três estudos da autoria do artista Rui Filipe (1929-1997), executados a óleo sobre papel, integraram a exposição Rui Filipe: Em Busca do Absoluto, no Museu do Neo-Realismo (MNR) de Vila Franca de Xira. A aplicação deste sistema permitiu que os estudos fossem apresentados ao público de forma segura e respeitando o critério de intervenção mínima das obras. A escolha dos ímanes de neodímio deveu-se à sua capacidade magnética. Os estudos foram ainda alvo de uma intervenção de conservação e restauro, uma vez que apresentavam danos resultantes do envelhecimento dos materiais, das técnicas utilizadas pelo artista e do acondicionamento desadequado a que estiveram sujeitos durante anos..
Downloads
Referências
[AUTOR DESCONHECIDO] (1946). “A exposição de desenhos do jovem artista Rui Filipe Cândido de Figueiredo constituiu um verdadeiro sucesso”, Notícias da Beira. In Espólio Artístico de Rui Filipe – C4, Coleção MNR, Doc. 673.
LIMA DE FREITAS (1962). “Da pintura que não há na II Exposição Gulbenkian”. En República, 11 janeiro de 1962. 2,11.
BANOU, P., ALEXOPOULOU, A., SINGER, B. W. (2015). “The Treatment of Oil Paintings on Paper supports considerations on the Treatment Applications Used from the Past until the Present”, Journal of Paper Conservation. 16: 29-36. https://doi.org/10.1179/1868086015Z.0000000003
BANOU, P., KAMINARI, A., MOUTSATSOU, A., ALEXOPOULOU, A., SINGER, B. (2010). “Investigating of the conservation problems of oil paintings on paper supports”. Em Works of At &Conservation Science Today. Thessaloniki, Grécia: Aristotle University of Thessaloniki/ University of Ecclesiastical academy of Thessaloniki.
BATISTA, P. (2020). “Rui Filipe: Em busca do absoluto”. Em Rui Filipe: Em busca do absoluto, Museu do Neo-Realismo (coord.). Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 49-73
CAMACHO, C. (2007). Coleção Temas de Museologia – Plano de Conservação Preventiva – Bases Orientadoras, normas e procedimentos. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação.
POTJE, K. (1988). “Traveling Exhibition of Oversized Drawings”. The Book and Paper Group Annual. 7: 52-57.
SALGADO, J. M. e NEVES, A. S. (2020). “Rui Filipe: Desafio na conservação e restauro da sua obra”. Em Rui Filipe: Em busca do absoluto, Museu do Neo-Realismo (coord.). Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 81-101
SPICER, G. (2010). “Defying Gravity with Magnetism”, AIC News. 35: 1, 3-5.
SPICER, G. (2015). “The How and Why for Reusing Rare Earth Magnets”. Em Book and Paper Group Session, AIC’s 43rd Annual Meeting. Florida. 164-171
SPICER, G. (2017). “The Principles of Creating a Magnetic Mounting System: The Physics Every Conservator Needs to Know”. Em ICON 2017 Textile Group: From Boxes to Buildings: Creative Solutions for Storage of Textiles and Dress. Bath. 59-75.
SPICER, G. (2019). Magnetic Mounting Systems for Museums & Cultural Institutions. Delaware: Spicer Art Books.
STERP MOGA, E., SÁNCHEZ ORTIZ, A. (2019). “Imanes de neodimio como propuesta de minima intervención para procesos de conservación en soporte de tela pintados: corrección de deformaciones”. Ge-Conservación, 15:65-75. https://doi.org/10.37558/gec.v15i0.602
SZOZDA, Z. (2021). “The Impact of Magnets on Certain Pigments and Paints Used in the Conservation of Paintings and Works of Art”, Studies in Conservation. 66: 1-6. https://doi.org/10.1080/00393630.2020.1771079
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.