Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo

  • Liliana Cardeira Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, CIEBA/ Laboratório HERCULES, Universidade de É https://orcid.org/0000-0001-7789-9980
  • Ana Bailão Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes - CIEBA; Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), Universidade Católica Portuguesa
  • Frederico Henriques Universidade Católica Portuguesa; Escola das Artes; Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR);
Palabras clave: documentation, degradation phenomena, losses, criteria of chromatic reintegration, SIG

Resumen

La reintegración cromática de una pintura es siempre un desafío para los restauradores conservadores y la decisión sobre cómo reintegrarse generalmente se basa en el valor y la función de las obras. Sin embargo, la elección de qué técnica de reintegración es la más adecuada no siempre es fácil de justificar. Para tratar de responder esta pregunta, se utilizó un programa de sistema de información geográfica (SIG), llamado QGIS®. A través de la edición vectorial, se hicieron varios mapas temáticos para registrar las lagunas que se observaron en las pinturas. El análisis realizado con la ayuda del SIG permitió realizar la caracterización espacial de las lacunas en el área, a fin de contribuir a la toma de decisiones de la técnica de reintegración a aplicar. Como estudio de caso, se utilizaron una pintura académica de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). En la reintegración cromática se utilizaron tres técnicas conocidas de conservación y restauración: el proceso mimético, la selección cromática y el puntillismo.

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Biografía del autor/a

Liliana Cardeira, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, CIEBA/ Laboratório HERCULES, Universidade de É

Liliana Cardeira é doutora pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Foi bolseira do programa de doutoral HERITAS (REF.ª: PD/00297/2013) co-financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais do período de programação 2014-2020, do Portugal 2020. É investigadora do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) e do Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora. É licenciada em Ciência da Arte e do Património na FBAUL (2008-2011) e pós-graduada em Museologia e Museografia (2011-2012) no mesmo estabelecimento de ensino. É mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (2014).

Ana Bailão, Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes - CIEBA; Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), Universidade Católica Portuguesa

Licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2005) e mestre em Conservação de Pintura pela Universidade Católica Portuguesa (2010). Doutora em Conservação de Pinturas pela mesma universidade, em colaboração com o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e o Instituto do Patrimônio Cultural de Espanha (IPCE), em Madrid. A pesquisa de doutoramento foi sobre os critérios e metodologias que podem ajudar a melhorar a qualidade do retoque de pintura. Os diversos projetos foram apresentados através de publicações, palestras, exposições e apresentações. Ensino de conservação e restauração, especialmente reintegração cromática, desde 2008. Desde 2004 realiza intervenções de conservação e restauro.

Frederico Henriques, Universidade Católica Portuguesa; Escola das Artes; Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR);

Frederico Henriques doutorou-se a 28 de janeiro de 2013, em Conservação de Pintura pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e apoio do Instituto Superior Técnico (IST). No ano seguinte, em agosto de 2014, na sua unidade de investigação, do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), e no Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora, inicia os seus trabalhos de pós-doutoramento como bolseiro da FCT. A sua investigação versa a documentação e análise espacial de bens culturais, assunto sobre o qual tem diversas publicações nacionais e internacionais. Com formação superior iniciada em 1992, na Escola Superior de Conservação e Restauro (ESCR) tem também licenciatura (pré-Bolonha) no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), com trabalho final de curso em “Conservação e Restauro de estruturas e suportes em Pintura”. Tem exercido docência em diversos cursos de conservação e restauro: Escola Artística e Profissional Árvore (EAPA), no Porto; Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRPS); Instituto de Artes e Ofícios (IAO) da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva (FRESS) e Universidade Católica Portuguesa (UCP). Foi também colaborador em várias empresas da área da conservação: Arterestauro, Junqueira 220 e Portorestauro. Estagiou no-Instituto José de Figueiredo (IJF), por duas ocasiões, e no Istituto Centrale per il Restauro (ICR), em Roma. Foi conservador-restaurador convidado para dois projectos do Instituto Português da Conservação e Restauro (IPCR): Igreja da Madre de Deus, em Lisboa, e Painéis de Pintura da Charola do Convento de Cristo, em Tomar. Desde 1997 que exerce a profissão de Conservador-restaurador para entidades públicas e privadas. A partir de Agosto de 2014, como bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), dedica-se exclusivamente à investigação em Sistemas de Documentação e Representação Digital de Bens Culturais. Recentemente, em Agosto de 2017, foi renovada a bolsa FCT de segundo trénio do pós-doutoramento (SFRH/BPD/99163/2013).

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Publicado
2020-12-10
Cómo citar
Cardeira, L. Q., Maria dos Santos Bailão, A., & José Henriques, F. (2020). Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo. Ge-Conservacion, 18, 228-237. https://doi.org/10.37558/gec.v18i1.855
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