Contribuição para o mapa do brocado aplicado no território histórico de Gipuzkoa: novos casos, relação entre modelos e evolução estilística
Resumo
Este artigo apresenta três obras escultóricas de Gipuzkoa (Espanha, País Basco), nas quais, até à data, não foi detetada a presença da técnica policromada de brocado aplicado. As três obras são os retábulos do Oratório de Loiola (1498-1512) e de San Martin de Azpeitia (1521) e a talha da Virgem com o Menino de Zumaia (ca.1500). A análise dos seus modelos de brocado motivou a revisão formal desta técnica no território, revelando complexas relações entre retábulos localizados na região, e em regiões mais distantes. É proposto um arranjo estilístico simples, uma vez que o seu período de produção coincide com a transição de dois estilos artísticos: o gótico tardio e o primeiro renascimento.
Downloads
Referências
ARRAZOLA, A. (1988, 1967). Renacimiento en Guipúzcoa, t. II Escultura. Donostia-San Sebastian: Departamento de Cultura, Gipuzkoako Foru Aldundia/Diputación Foral de Gipuzkoa.
ASTIGARRAGA, J. M. (coord.) (2000). San Juan Bautista de Mondragón-Arrasate. Una interesante e inacabada historia. Arrasate: Parroquia de san Juan. Ed. Parroquia de San Juan.
ARTELAN RESTAURACIÓN, S.L. (2000). Informe de Restauración del Retablo de la Capilla de la Piedad en la Iglesia Parroquial de San Miguel en Oñate”. Inédito.
ARTELAN RESTAURACIÓN, S.L. (2003). Informe de Restauración del Retablo de San Miguel de Altzaga (Siglo XVI). Inédito.
BARRIO, J.A. (1999). El Retablo Mayor del Santuario de la Encina de Arceniega en Álava, Vitoria-Gasteiz: Iberdrola.
BARRIO, M. (2013). “Estudio técnico de la policromía en una perspectiva comparativa”. En El retablo de la coronación de la Virgen. Parroquia de la Asunción de Errenteria/Ama Birjinaren koroatzearen erretaula. Errenteriako Jasokundeko parrokia, Barrio, M y Berasain, I. (coord.). Donostia-San Sebastián: Gipuzkoako Foru Aldundia/Diputación Foral de Gipuzkoa, 141-165.
BARRIO, M., BERASAIN, I., MUÑIZ, J. (2014). Retablos esculpidos flamencos en España http://retablos-flamencos.albayalde.org/ [ consulta: 28/02/2021].
BARRÓN, A. (2011). “Telas y bordados en Burgos durante el Renacimiento”, Biblioteca. Estudio e Investigación, 26: 73-94.
BERASAIN, I. y BARRIO, M. (1998). “Aproximación a la policromía del Retablo de San Antón. Parroquia de San Pedro de Zumaia (Gipuzkoa)”. En: Revisión del Arte del Renacimiento. Donostia-San Sebastián: Eusko Ikaskuntza-Sociedad de EstudiosVascos, Ondare. Cuadernos de Artes Plásticas y Monumentales 17: 377-387.
BONITO, R. (1995). “The Pomegranate Pattern in Italian Renaissance Textiles: Origins and Influence”. En Proceedings of the Fourth Biennial Symposium of the Textile Society of America, September 22–24, 1994, Los Angeles, CA: Textile Society of America, 193-204 https://digitalcommons.unl.edu/tsaconf/1042/ [consulta: 28/2/2021]
BORGIOLI, C. (2011). “Tessuti e ricami. Progettualità ed esecuzione tra Medioevo e Rinascimento”. En Chirurgia della creazione. Mano e arti visive, Ducci, A. Pisa: Felici Editore, 59-72.
CARRASSÓN LÓPEZ DE LETONA, A. ET AL. (2021) Propuesta metodológica para el examen, registro y representación gráfica de los brocados aplicados. Ge-Conservacion, 19(1). https://doi.org/10.37558/gec.v19i1.843.
ECHEVERRÍA, P. (1990). Policromía del Renacimiento en Navarra. Pamplona: Gobierno de Navarra.
ECHEVERRÍA, P. y MARTIARENA, X. (2006). Oñatiko Unibersitatearen Kaperako Erretaula: historia eta zaharberritzea/Retablo de la Capilla de la Universidad de Oñati: historia y restauración. Donostia-San Sebastián: Gipuzkoako Foru Aldundia/Diputación Foral de Gipuzkoa.
ECHEVERRÍA. P. y VÉLEZ, J.J. (2011). “Arte religioso en La Puebla de Arganzón, villa de los Condestables”. En Los valles occidentales entre el Zadorra, el Ayuda y el Inglares. La villa de La Puebla de Arganzón. Catálogo Monumental. Diócesis de Vitoria. Tomo X, Tabar, F. (coord), Vitoria-Gasteiz: Fundación Caja Vital, 155 – 220.
GARCÍA, E. “El retablo de Llanes ya tiene firma”. En La Nueva España 5/7/2015. 5-7 https://www.lne.es/mas-domingo/2015/07/05/restaurador-portico-gloria-asturiano-descubre-19773813.html [consulta: 28/2/2021].
GARCÍA, R. y RUIZ DE ARCAUTE, E. (1996) “Aproximación al brocado aplicado en España. Desarrollo y extensión”. En XI Congreso de Conservación y Restauración de Bienes Culturales: Diputación Provincial de Castellón. Castellón de la Plana, 747-756.
GEELEN, I. y STEYAERT, D. (2011). Imitation and illusion: Applied Brocade in the Art of the Low Countries in the Fifteenth and Sixteenth Centuries. Brussels: Royal Institute for Cultural Heritage.
GÓMEZ ESPINOSA, T. y GÓMEZ GONZÁLEZ, M.L. (2005). “Policromía tardogótica española”. En Actas del congreso internacional, Ao modo da Flandres: disponibilidade, innovaçao e mercado de arte a época dos decubrimentos (1415-1580), Universidad de Lisboa. García, B.J. y Grilo, F. (coords). Madrid: Fundación Carlos de Amberes, 265-278.
LIZARRALDE, J.A. (1926). Semblanza religiosa de la provincia de Guipúzcoa: ensayo iconográfico, legendario e histórico. Bilbao: Imprenta C. Dochau de Urigüen.
LOPETEGUI, P. (1945). “Cuestiones Loyoleas. El oratorio antiguo de la Casa de Loyola y el cuadro de la Anunciación – Una interesante relación de 1573, del P. Ubilla, rector del Colegio de Oñate”. En Boletín de la Real Sociedad Vascongada de Amigos del País, año 1, cuaderno 4º, 365-371.
MUÑIZ, J. y YANIZ, S. (2020). San Martín de Arrieta. El retablo recuperado. Arrieta: Parroquia de san Martín Obispo.
MARTIARENA, X. (1980). Oratorio de la familia Loyola. Santuario de San Ignacio de Loyola. Azpeitia. Informe. Inédito.
MARTIARENA, X. ET AL (1991). Bidaurretako erretaula errenazentista: Zaharberritzea/Retablo renacentista de Bidaurreta: Restauración. Donostia-San Sebastián: Gipuzkoako Foru Aldundia/Diputación Foral de Gipuzkoa.
ODRIOZOLA, I. (1993). Iglesia parroquial de San Sebastián de Soreasu, de Azpeitia, Donostia-San Sebastián, Sociedad Guipuzcoana de Ediciones y Publicaciones.
ODRIOZOLA, L. (1998). Historia de Zumaia, Zumaiaren Historia. Zumaia: Zumaiako Udala.
ROBERTO, C. (2014). El brocado aplicado en Aragón. Fuentes, tipologías y aspectos técnicos, Huesca: Instituto de Estudios Altoaragoneses.
RODRÍGUEZ, A. (2009). Análisis y clasificación de los brocados aplicados de los retablos de Guipúzcoa. Tesis doctoral, Bilbao: Universidad del País Vasco /Euskal Herriko Unibertsitatea.
WEISE, G. (1927). Spanische plastik aus sieben jahrhunderten, t. II, Reutlingen: Gryphius-Verlag.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.