Gilding on a 15th century stone relief from Dubrovnik: technical study vs. Cennini’s recipe
Resumo
Ao longo de 2016, o Instituto Croata da Conservação levou a cabo um exigente trabalho de conservação e pesquisa, de um alto-relevo em pedra dourado e policromado, datado do séc. XV, proveniente de Dubrovnik e atribuído a Pietro di Martino da Milano (c. 1410-1473). A intervenção revelou-se uma oportunidade para melhor compreender os processos de degradação dos materiais e as técnicas utilizadas pelo Mestre. A dificuldade em determinar a presença das camadas de impermeabilização e preparação, levaram à criação de duas reconstruções experimentais, como parte de um projecto académico: a primeira reconstrução baseou-se na análise dos exames laboratoriais efectuados durante a intervenção, e a segunda teve por base uma pesquisa histórico-tecnológica, nomeadamente a receita de Cennino Cennini, CLXXIV. O objectivo foi o de avaliar a necessidade das camadas preparatórias no douramento, permitindo ainda experienciar o trabalho do Mestre, na forma de “aprender-fazendo”. Os resultados experimentais apontam para que uma das possíveis causas de alteração do douramento e consequente fragilidade, tenha a sua origem na ausência das camadas de impermeabilização e preparação.
Downloads
Referências
ANDREUCCETTI, P. A. (2008). La policromia della scultura lapidea in Toscana tra XIII e XV secolo. Firenze: Edizioni Polistanpa.
CASTELNUOVO-TEDESCO, L. SOULTANIAN J., (with contributions by Richard Y. Tayar) (2010). Italian Medieval Sculpture in The Metropolitan Museum of Art and The Cloisters. New York: Yale University Press, New Haven and London, 226-234.
BORDIGNON F. et al. (2008). “The Formation of Metal Oxalates in the Painted Layers of a Medieval Polychrome on Stone, as Revealed by Micro-Raman Spectroscopy”, Studies in Conservation, 53-3: 158-169, DOI: 10.1179/sic.2008.53.3.158
BRECOULAKI, H. (2014). “Precious Colours”, Revue Archéologique, 57: 3-35.
BROECKE, L. (2012). “Reconstructing the preparation layers of a late fifteenth – century panel painting from Seville”. In Artists’ Footsteps: the reconstruction of pigments and paintings, Lucy Wrapson [et al.] (coord.). Archetype Publications, London, 17-29.
BROECKE, L. (2015). Cennino Cennini’s Il Libro Dell’arte: A New English Translation and Commentary with Italian Transcription, Archetype Publications Ltd, United Kingdom.
BROECKE, L. (2018). “Truth and intention in the Libro dell’Arte”. In: Contribution à une histoire technologique de l’art. Actes de journées d’étude de la composante de recherche Préservation des biens culturels. Claire Betelu et al (coord). Paris, 56-67.
CARLYLE, L. (2012). “Practical considerations for creating historically accurate reconstructions”. Fatto d’Archimia. Los Pigmentos Artificiales en las Técnicas Pictóricas. Marián del Egido and Stefanos Kroustallis (coord.). Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 105-117.
FISKOVIĆ, I. (2003). “Dodatak dubrovačkom opusu Petra Martinova iz Milana”, Peristil 46: 29-48.
MARINKOVIĆ, V., ŠUSTIĆ, S. (2017). Conservation-restoration report on a gilded polychrome stone relief from Dubrovnik, Croatian Conservation Institute, Split.
MATIJEVIĆ, J., HRASTE, K. (2007). Knjiga o umjetnosti, “Il libro dell’arte”, Cennino C. Zagreb: Institut za povijest umjetnosti.
MUDRONJA, D. et al (2016-2017). Laboratory analyses report. Zagreb: Croatian Conservation Institute.
SKOVMØLLER A., THERKILDSEN R. H. (2016). “The polychromy of Roman polished marble portraits”, ASMOSIA X, Association for the Study of Marble & Other Stones in Antiquity, X. International conference, Vol. 2, Rome, 891-900.
THOMPSON, D. The Craftsman’s Handbook, ‘Il Libro dell’arte”. Cennino d’Andrea Cennini. Dover Publications, Inc., New York, 1960, 118-120.
UZIELLI, L. (1998). “Historical overview of panel-making techniques in Central Italy. The structural conservation of panel paintings”. In Proceedings of a symposium at the J. Paul Getty Museum, 24-28 April 1995, K. Dardes and A. Rothe (coord.), The Getty Conservation Institute, Los Angeles, pp. 110-135.
WEEKS, C. (2006). “Polychrome Stone”. In Stone Conservation: Principles and Practice, Henry A. (coord.), Donhead, 237-255.
ZOHIL M. et al. (2019). Making a historically informed reconstruction of gilded relief from Dubrovnik. Seminar paper. Arts Academy of the University of Split, Split.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.