Overpaints and inpainting on the “Black flag” by Ljubo Babić

  • Maja Sucevic Miklin Conservator-restorer
Palavras-chave: repintura, guache, bálsamo do Canadá, reintegração mimética, Ljubo Babić, bandeira

Resumo

TEste artigo apresentará o restauro realizado no final de 2017 sobre uma pintura a óleo denominada “Black Flag”, de Ljubo Babić, que se destaca hoje como uma das cinco pinturas mais importantes da história da arte moderna Croata. A atenção recairá sobre as intervenções anteriores, retoques e repinturas, que foram encontradas nesta importante pintura, bem como o complexo processo de reintegração.
Após a remoção parcial das intervenções anteriores, algumas partículas de sujidade permaneceram incrustadas na textura. Essa condição e os efeitos criados pela pintura do artista determinaram o processo de reintegração. Optou-se por um método de reintegração mimético, que consiste num processo de duas etapas, intermediado por uma aplicação de verniz: cores guache para reconstruir a imagem e pigmentos misturados com bálsamo de Canadá para finalizar o processo. Este método resultou num boa reintegração do retoque e na aparência geral da pintura.

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Biografia Autor

Maja Sucevic Miklin, Conservator-restorer

Since 2012 she has been working as external associate in the Croatian Conservation Institute (Department for Polychrome Wooden Sculpture and Department for Easel Painting) and as external associate at Department of Conservation and Restoration of Works of Art in Zagreb. She specialized in paintings on different supports and polychrome wooden sculpture.
She is very active as a secretary of the Croatian Conservation-Restoration Association and E.C.C.O. delegate.

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Publicado
2020-12-10
Como Citar
Sucevic Miklin, M. (2020). Overpaints and inpainting on the “Black flag” by Ljubo Babić. Ge-Conservacion, 18, 291-297. https://doi.org/10.37558/gec.v18i1.848
Secção
Suplemento