Overpaints and inpainting on the “Black flag” by Ljubo Babić
Resumo
TEste artigo apresentará o restauro realizado no final de 2017 sobre uma pintura a óleo denominada “Black Flag”, de Ljubo Babić, que se destaca hoje como uma das cinco pinturas mais importantes da história da arte moderna Croata. A atenção recairá sobre as intervenções anteriores, retoques e repinturas, que foram encontradas nesta importante pintura, bem como o complexo processo de reintegração.
Após a remoção parcial das intervenções anteriores, algumas partículas de sujidade permaneceram incrustadas na textura. Essa condição e os efeitos criados pela pintura do artista determinaram o processo de reintegração. Optou-se por um método de reintegração mimético, que consiste num processo de duas etapas, intermediado por uma aplicação de verniz: cores guache para reconstruir a imagem e pigmentos misturados com bálsamo de Canadá para finalizar o processo. Este método resultou num boa reintegração do retoque e na aparência geral da pintura.
Downloads
Referências
Canada Balsam Kremer pigmente. https://shop.kremerpigments.com/en/mediums-binders-und-glues/solvent-soluble-binders/balsams-und-wax/5704/canada-balsam. [Consult 15/10/2019]
DARDES, K., ROTHE, A. (1998). ‘‘The Structural Conservation of Panel Paintings’’. In Proceedings of a Symposium at the J. Paul Getty Museum, 24-28 April 1995, Los Angeles, Getty Conservation Institute.
GOSAR HIRCI, B., MOČNIK RAMOVŠ, L. (2015). ‘’Use of retouching colours based on resin binders – from theory into practice’’. In 3rd International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, Postprints of the 3rd Meeting. [Consult. 15/12/2019]
HILL STONER, J., RUSHFIELD, R. (2012). Conservation of Easel Paintings. London, New york, Routledge.
HORVAT PINTARIĆ, V. (2009). Tradicija i moderna. Zagreb, Hrvatska akademija znanosti i umjetnosti.
JERGOVIĆ, M. (2018). Crna zastava, Vaništa, https://www.jergovic.com/ajfelov-most/crna-zastava-vanista/
NICOLAUS, K. (1999). The Restoration of Paintings. Cologne, Konemann Ltd.
Schmincke pigments. https://www.schmincke.de/en/products/pigments-and-bronzes/pigments.html. [Consult. 1/11/2019]
USKOKOVIĆ, J., KRLEŽA, M. (1976). Ljubo Babić : Retrospektiva 1905-1969. Zagreb, Moderna galerija.
Winsor and Newton Designers gouache. http://www.winsornewton.com/na/shop/water-colour/designers-gouache [Consult. 28/09/2019]
ZIDIĆ, I. (2009). Ljubo Babić, http://www.matica.hr/kolo/314/Ljubo%20Babi%C4%87/ [Consult. 01/09/2019].
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.