Chromatic reintegration in contemporary monochromatic unvarnished paintings: a case study based on artwork from Jorge Martins
Resumo
A escolha dos materiais de reintegração cromática para pinturas contemporâneas a óleo e emulsão acrílica não envernizadas, constituem um problema antes do tratamento de conservação e restauro. Este tipo de pinturas contém abrasões, impressões digitais e manchas de sujidade, que aparecem em particular nas laterais, maioritariamente causadas pelo manuseamento. Por serem pinturas não envernizadas o processo de reintegração cromática torna-se complexo, uma vez que não existe qualquer camada de proteção na pintura. O objetivo deste trabalho foi avaliar os materiais que tiveram um desempenho superior durante as reintegrações cromáticas das pinturas do pintor português Jorge Martins. Construíram-se com o artista, maquetas representativas da sua técnica pictórica recorrendo aos seus materiais. As mesmas maquetas foram artificialmente envelhecidas. Para uma avaliação do mais indicado, diferentes tipos de materiais aquosos e não aquosos, foram testados. Verificou-se que os melhores resultados, foram obtidos com os pigmentos da marca Ferrario® disperso em Tri-Funori® e com os guaches da marca Winsor & Newton®, ambos aquosos e não tóxicos.
Downloads
Referências
ALDABA, M. A.; LINHARES, J., M. M.; NASCIMENTO, S. M. C.; AMANO, K.; FOSTER, D. H. (2006) “Visual sensitivity to color errors in images of natural scenes”. Visual Neuroscience. Cambridge University Press, 23: 557.
ALTHÖFER, H. (2003). Restauración de Pintura Contemporánea. Tendencias, materiales, técnica. Madrid: Akal ISTMO.
ASTM D4303 – 03 (2003). “Standard Test Methods for lightfasteness of ColorAnts Used in Artists’ Materials”. ASTM International West Conshohocken, PA, p.9.
BAILÃO, ANA; SUSTIC, SANDRA (2012). “Matching colours in pictorial retouching: influence of the three colour dimensions and colour distortion phenomena.” ESC – estudos de conservação e restauro, 4.
FELLER, Robert L. (1994). Accelerated Aging. Photochemical and Thermal Aspects. Research in conservation. Los Angeles: The Getty Conservation Institute.
LLAMAS PACHECO, R. (2014). Arte Contemporáneo Y Restauración. O Cómo Investigar Entre Lo Material, Lo Esencial Y Lo Simbólico. Madrid: Tecnos.
MARTINS, J.; ALONSO MOLINA, Ó. (2018). Sombras y Paradojas. El dibujo de Jorge Martins. Badajoz: Documenta.
MAYER, RALPH (1993). Materiales y Técnicas del Arte. Madrid: Tursen Hermann Blume Ediciones, p. 163.
PINTO, P. D., LINHARES, J. M. M. and NASCIMENTO, S. M. C. (2008). “Correlated color temperature preferred by observers for illumination of artistic paintings”. Journal of the Optical Society of America, 25: 623.
SCICOLONE, G. C. (2002). Restauración de la Pintura Contemporânea. De las Técnicas de Intervención a las Nuevas Metodologias. Italia: NEREA.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.