An investigation into adhesives to consolidate distemper paintings on canvas
Resumo
Este trabalho procura avaliar alguns dos adesivos tradicionais e modernos usados para consolidar pinturas a têmpera de cola sobre tela, especialmente aquelas pertencentes ao século XVI, também chamadas de sargas ou tüchlein. Essas obras de arte não são apenas difíceis de manusear, às vezes devido ao seu grande tamanho, mas também são inerentemente frágeis e / ou altamente higroscópicas. Esta sensibilidade deve-se em parte à natureza da técnica utilizada para a realização deste tipo de pintura, bem como à falta de verniz, o que poderia explicar o motivo pelo qual os métodos de conservação relacionados com este tipo de obra não foram contemplados no passado, em muitos casos. Esta investigação foi realizada mediante o uso de reconstruções históricas para avaliar e desenvolver estratégias de tratamento de têmperas de cola sobre tela, especificamente relacionadas aos problemas de consolidação que apresentam na superfície e no tratamento de tintas mates. O impacto de varios adesivos na superfície pintada foi avaliado recorrendo-se a várias técnicas analíticas antes e depois de submeter as amostras a vários testes com ciclos de humidade distintos. Essa informação podia ser empregue para ajudar os conservadores-restauradores que enfrentam problemas de consolidação relacionados com pinturas pulverulentas e obras de arte com problemas de consolidação superficial similares. Os resultados revelam que não há um adesivo perfeito para consolidar pintura mate nem um que possa ser eliminado por completo após a aplicação. Aquazol® 200 e Funori são os adesivos que apresentaram melhor desempenho, mas ainda assim introduziram alterações de cor e brilho, embora mínimas.
Downloads
Referências
APPELBAUM, B. (2007). Conservation Treatment Methodology, Oxford: Elsevier.
ANDRINA, E. (2014). ‘Potentiality of Funori to restore physical breaks of deteriorated cellulosic fibers’, CeROArt [accessed 21 October 2016]. Available at: http://ceroart.revues.org/3899.
ARSLANOGLU, J. (2003). ‘Evaluation of the Use of Aquazol as an Adhesive in Paintings Conservation’, Western Association for Art Conservation Newsletter, May, vol. 25, no. 2:12-18.
ARSLANOGLU, J. (2004). ‘Aquazol as Used in Conservation Practice’ Western Association for Art Conservation 26, 1 January, 10-15.
ARSLANOGLU, J. (2005). ‘Using Aquazol: A Brief Summary’, American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works Paintings Specialty Group Postprints 17:107-110.
BOMFORD, D., ROY, A. & SMITH, A. (1986). ‘The Techiques of Dieric Bouts: Two Paintings Contrasted’, National Gallery Technical Bulletin, Vol 10:39-57.
BORREGO DÍAZ, P., BUCES AGUADO, J. A. & CARRASCO DAMIÁN, S. (2001). ‘Proceso de Conservación del aguazo “Oración en el Huerto”, Pátina, II, Nº 10: 4-11.
BUCES AGUADO, J. A. 2001. ‘La sarga y el aguazo: dos técnicas pictóricas a examen’, Revista Pátina, Vol. 10-11, Madrid: Escuela Superior de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, pp. 58-70.
BUCES AGUADO, J. A., AHIJÓN PRADO, M. J., CEÑAL GONZÁLEZ-FIERRO, A., LLORCA GARRIGÓS, C., MANZANARES ORTIZ, C., RETANA GARRIDO, C., & YAÑEZ VINARDELL, M. C. (1992). ‘La Virgen y San Gabriel. Criterios de intervención de dos sargas de la Iglesia parroquial de San Pedro de Ávila’, IX Congreso de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Sevilla, 557-570.
BRUQUETAS GALÁN, R. (2002). Técnicas y materiales de la pintura española en los siglos de oro, Madrid: Fundación de Apoyo a la Historia del Arte Hispánico.
CALVO, A., RODRÍGUEZ DE AUSTRIA, L. & MANSO, B. (2002) ‘Nuevas Aportaciones al Estudio de las Técnicas en la Pintura de Sargas (La Sarga de Santa Ana de la Iglesia Parroquial de Madarcos de la Sierra, (Madrid)’, actas del I Congreso del GEIIC Valencia, 449-454.
CASTELL AGUSTÍ, M. (2002). ‘Antecedentes Históricos y Técnicos del Soporte Textil: Las Sargas o Tüchlein. El Caso de los Telones Cuaresmales en la Iglesia de San Lucas Evangelista de Cheste (Valencia). Estudio Técnico, Analítico y Estado de Conservación’, Actas del XIV Congreso de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Valladolid, 503-512.
CASTELL AGUSTÍ, M., MARTÍN REY, S. & FUSTER LÓPEZ, L. (2006) ‘Sargas o Tüchlein: Particularidades Técnicas y Alteraciones Frecuentes’, Arché, Instituto Universitario de Restauración de la UPV, Num. 1, Valencia, 79-86.
CATENAZZI, K. (2016). ‘Evaluation of the use of Funori for consolidation of powdering paint layers in wall paintings’, Studies in Conservation, March 2016.
COLOMBO, A., TASSONE, F., MAURI, M., SALERMO, D., DELANEY, J.K., PALMER, M. R., DE LA RIE, R., & SIMONUTTI, R. (2012). ‘Highly transparent nanocomposite films from water-based poly (2-ethyl-2-oxazoline)/TiO2 dispersions’, RSC Advances, 2:1-9.
COLOMBO, A., GHERARDI, F., GOIDANICH, S., DELANEY, J. K., DE LA RIE, E. R., UBALDI, M. C., TONIOLO, L. & SIMONUTTI, R. (2015). ‘Highly transparent poly (2-ethyl-2-oxazoline)-TiO2 nanocomposite coatings for the conservation of matte painted artworks’, RSC Advances, 103: 1-11.
DIGNARD, C., DOUGLAS, R., GUILD, S., MAHEUX, A. & MCWILLIAMS, W. (1997). ‘Ultrasonic Misting. Part 2, Treatment Applications’, Journal of the American Institute for Conservation, Vol. 36, No. 2 (Summer, 1997), 127-141.
EBERT, B., SINGER, B. & GRIMALDI, N. (2012). ‘Aquazol as a consolidant for matte paint on Vietnamese paintings’, Journal of the Institute of Conservation, 35:1, 62-76.
FAN, T. F. (2012). ‘Evaluation of Funori Stability in Preparation Methods’. In: Barros, A., Bone, L., Clarricoates, R. & Ghent A. eds. Adhesives and Consolidants in Painting Conservation. London: Archetype Publications in association with the ICON Paintings Group, 53-60.
GARCÍA GÓMEZ-TEJEDOR, J. (1991). ‘Tratamiento de Conservación y Restauración’, in El retablo y la sarga de San Eutropio de El Espinar, Dirección General de Bellas Artes y Archivos, Instituto de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Madrid: Ministerio de Cultura, 166-170.
GEIGER, T. & MICHEL, F. (2005). ‘Studies on the Polysaccharide JunFunori Used to Consolidate Matt Paint’, Studies in Conservation, Vol. 50, No. 3 (2005), 193-204.
HANSEN, E. F. & LOWINGER, R. (1990). ‘Investigations into Techniques for the Consolidation of High pigment Volume Concentration paint at the Getty Conservation Institute’, Western Association for Art Conservation Newsletter, Vol. 12, No 3, September, 13-16.
HANSEN, E. F., LOWINGER, R. & SADOFF, E. (1993). ‘Consolidation of Porous Paint in a Vapour-Saturated Atmosphere. A Technique for Minimizing Changes in the Appearance of Powdering, Matte Paint’, Journal of the American Institute for Conservation, Vol. 32, No. 1 (Spring), 1-14.
HANSEN, E. F., S, WALSTON, & M. H. BISHOP (1993). Matte Paint: Its History and Technology, Analysis, Properties, and Conservation Treatment with Special Emphasis on Ethnographic Objects, Getty Conservation Institute in association with the International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (IIC), London.
HESS, D., AND ESER, T., (2012). Der Frühe Dürer, Nurenberg: Ausstellung im Germanischen Nationalmuseum vom 24. Mai bis 2.
HORIE, C.V. (2012). Materials for Conservation, Oxford: Butterworth & Co.
LA NASA, J., DI MARCO, F., BERNAZZANI, L., DUCE, C., SPEPI, A., UBALDI, V., DEGANO, I., ORSINI, S., LEGNAIOLI, S., TIN, M. R., DE LUCA, D., & MODUGNO, F. (2017).” Aquazol as a binder for retouching paints. An evaluation through analytical pyrolusis and thermal analysis”, Polymer Degradation and Stability, 144, Elsevier, 508-519.
LECHUGA, K. (2009). ‘Aquazol as a Heat Set Adhesive for Textile Conservation Treatments’, American Institute for Conservation of Historic and Artistic Textile Specialty Group Postprints, 19:1-7.
LECHUGA, K. (2011). ‘Aquazol-Coated Remoistenable Mending Tissues’. In: CCI Symposium on Adhesives and Consolidants for Conservation: Research and Applications Proceedings, October, Canadian Conservation Institute, 1-14.
LEONARD, M., PREUSSER, F., ROTHE, A. & SCHILLING, M. (1988). ‘Dieric Bouts’s ‘Annunciation’. Materials and Techniques: A Summary’, The Burlington Magazine, Vol. 130, No. 1024 (July), 517-522.
LEVENFIELD LAREDO, C. (1992). ‘Las Pinturas sobre Anjeo o Sargas. Historia Material y Técnica’, in El retablo y la sarga de San Eutropio de El Espinar, Dirección General de Bellas Artes y Archivos, Instituto de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Madrid: Ministerio de Cultura, pp. 152-157.
MAHEUX, A. F. & MCWILLIANS, W. (1995). ‘The Use of Ultrasonic Mister for the Consolidation of a Flaking Gouache Painting on Paper’. In: The Book and Paper Group Specialty Group Session, Vol 14, The American Institute for Conservation 23th Annual Meeting, June 1-4, Minnesota [accessed 25 June 2017]. Available at: http://cool.conservation-us.org/coolaic/sg/bpg/annual/v14/bp14-03.html.
MICHALSKI, S. & DIGNARD, C. (1997). ‘Ultrasonic Misting. Part 1, Experiments on Appearance Change and Improvement in Bonding’, Journal of the American Institute for Conservation, Vol. 36, No. 2 (Summer, 1997), 109-126.
MICHALSKI, S., DIGNARD, C., VAN HANDEL, L. & ARNOLD, D. (1998). ‘The Ultrasonic Mister: Applications in the Consolidation of Powdery Paint on Wooden Artifacts’. In: Dorge, V. and Howlett, F. C. eds. Painted Wood: History and Conservation, Proceedings of a Symposium organized by the Wooden Artifacts group of the American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works and the Foundation of the AIC, Williamsburg, 11-14 November, The Getty Conservation Institute Publications, 498-513.
MICHEL, F. (2011). ‘Funori and JunFunori: Two Related Consolidants with Surprising Properties’. In: Adhesives and Consolidants for Conservation: Research and Applications, Canadian Conservation Institute Symposium Proceedings, October, Ottawa, 1-15.
PACHECO, F. (1649). Arte de la pintura, Madrid: Ed. Cátedra (this edition 1990).
PALOMINO DE CASTRO Y VELASCO, A. (1715-1724) El Museo Pictórico y Escala Óptica, Vol I: Theorica de la Pintura, Madrid: Ed. Aguilar (this edition 1988).
RENARD GROSS, P., BUCES AGUADO, J. A. & FUSTER SABATER, M. D. 1991. ‘Camino del Calvario. Estudio y conservación de una sarga del Panteón Real de Oña (Burgos)’, Servicio Central de Publicaciones del Gobierno Vasco, Vitoria-Gasteiz, 579-612.
ROY, A. (1988) ‘The Technique of a ‘Tüchlein’ by Quinten Massys’, National Gallery Technical Bulletin, Vol 12:36-43.
SARTIANI, O., SEVERINI, L., ROMA, P. & CIATTI, M. (2010). ‘An Unusual Case of Integration and its Solution’. In: Ellison, Smithen & Turnbull eds. Mixing and Matching. Approaches to Retouching Paintings. London: Archetype.
SANTOS GÓMEZ, S. & SAN ANDRÉS MOYA, M. (2004). ‘La Pintura de Sargas’, Archivo Español de Arte, Tomo 77, nº 305, Madrid, 59-74.
SHARPE, E. (2016). ‘Restorers use Japanese algae and sturgeon glue to treat Futurist work. Giacomo Balla’s Automobile Speed + Light + Noise to go back on view in Zurich’, published in Journal The Art Newspaper [accessed 7 June 2017]. Available at: http://theartnewspaper.com/news/conservation/restorersusejapanesealgaeandsturgeongluetotreatfuturistwork/
SWIDER, J. R. & SMITH, M. (2005). ‘Overview of a 300-Year-Old Consolidant’, Journal of the American Institute for Conservation, Vol. 44, No. 2 (Summer, 2005), 117-126.
TOMASINI, E., SIRACUSANO, G., & MAIER, M. S. (2011). ‘Spectroscopic, Morphological and Chemical Characterization of Historic Pigments Based on Carbon. Paths for the Identification of an Artistic Pigment’, Microchemical Journal 102, May 2012, Elsevier, 28-37.
THUER, C. (2012). ‘Facing Adhesives for Size-tempera Painted Wood: Results of a Research Internship for Historic Scotland’. In: Barros D’Sa, A., Bone, L., Clarricoates, R. & Gent, A. eds. Adhesives and Consolidants in Painting Conservation. London: Archetype, 68-84.
VELIZ, Z. (1986). Artist’s Techniques in the Spanish Golden Age. Six Treatises, Cambridge: Cambridge University Press.
VON DER GOLTZ, M., BIRKENBEUL, I., HOROVITZ, I. BLEWETT, M. AND DOLGIKH, I. (2012). ‘Consolidation of Flaking Paint and Ground’. In: Hill Stoner, J and Rushfield, R. eds. Conservation of Easel Paintings. London: Routeledge, 369-383.
WATKINS, S. (2002). ‘Practical Considerations for Humidifying and Flattening Paper’, The Book and Paper Group Annual 21: 61-76.
WELSH, E. (1980). ‘A Consolidation Treatment for Powdery Matte Paint’, AIC Preprints of Papers Presented at the Eighth Annual Meeting, San Francisco, California, 22-25 May, 141-150.
WOLBERS, R., D. DUERBECK, & M. MCGINN (1998). ‘Poly (2-Ethyl-2-Oxazoline): A New Conservation Consolidant’. In: Dorge, V. & C. Howlett, C. ed. Painted Wood: History and Conservation. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 514-527.
WOLFTHAL, D. (1989). The Beginnings of Netherlandish Canvas Painting 1400-1530, Cambridge Univ. Press.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.