Libros de artista en exposición: recomendaciones de conservación preventiva
Resumo
Este artigo procura ser uma referência para a conservação de um tipo de produção artística com o qual muitos conservadores não estão familiarizados: os livros de artista. Estas obras representam um desafio de conservação que se acentua no momento da tomada de decisões sobre como realizar uma exposição adequada sem comprometer a estabilidade do material. Para a plena fruição e compreensão destes livros, é necessária a sua manipulação, fazendo com que o curador faça a mediação entre a deterioração que esta provoca e o respeito pelo seu valor funcional, pelas suas propriedades táteis e pela transmissão da sua mensagem. A mediação também deve ocorrer entre os usuários e os proprietários dos livros, bem como entre as instituições que administram as exposições. Esta investigação reflete sobre esses aspetos e procura fazer recomendações úteis para os conservadores.
Downloads
Referências
CAMPBELL, B. (2013). Wait, later this will be nothing. Nueva York, Nueva York, EE.UU: Museum of Modern Art MoMA.
CARRIÓN, U. (2012). El arte nuevo de hacer libros. D.F, México: Tumbona.
DRUCKER, J. (1995). The Century of Artists’ Books. Nueva York, EE.UU: Granary Books.
GARCÍA, I. y VELASCO, T. (2012). “El eterno y aciago dilema: uso y conservación de la documentación colonial del AGN”. Boletín del Archivo General de la Nación, 11: 63-82.
KAISER, L. (2016). Propuesta de material didáctico para la formación de usuarios de las colecciones bibliográficas de bibliotecas públicas como medida de conservación preventiva. D.F, México: Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografía.
PADÍN, C. (2011). “El libro en tanto soporte artístico”, en Escáner Cultural. http://revista.escaner.cl/node/4823. [consulta: 18/07/2019].
PERRÉE, R. (2002). Cover to cover. The artist’s book in perspective. Róterdam, Países Bajos: NAi Publishers.
PHILLPOT, C. (2013) Booktreck. Selected Essays on Artists´ Books (1972-2010). (L. Bovier, Ed.) Zurich, Alemania: JRP|Ringier.
SMITH, K. (2002). Structure of the visual book. Rochester, EE.UU: Keith Smith Books.
THE BRITISH LIBRARY. In safe hands? Guaranteeing our collections for future generations. https://www.youtube.com/playlist?list=PL245083023D6BE5FF. [consulta: 20/07/2019].
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.