As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP – Brasil
O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
Resumo
Este artigo foca o retorno do projeto museográfico de Lina Bo Bardi para as pinturas do Museu de Arte de São Paulo, MASP (Brasil), um dos museus mais importantes do hemisfério sul, graças ao seu acervo de arte europeia.
Analisam-se a evolução da conservação das pinturas através das diferentes tipologias e sistemas de proteção com vitrines, vidros, assim como proteções do reverso, utilizados em pinturas ao longo de 50 anos, com o propósito de preservação durante exposições de longa duração e empréstimos entre museus. Se debatem os possíveis problemas de conservação derivados do fechamento das pinturas em microclimas, os efeitos dos contaminantes e da humidade relativa.
Downloads
Referências
BARDI, P. M. (1956). The arts in Brazil, a new museum at São Paulo. (E. del Milione, Ed.). Milão.
CORULLON, M. (2015). “Concreto e Cristal: Arquitetura”. Em Concreto e Cristal: O acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi, A. Pedrosa e L. Proença (eds.), Cobogó. São Paulo: MASP, 28-34.
DAHLIN, E., ed. (2010). PROPAINT - Improved Protection of Paintings during Exhibition , Storage and Transit - Final Activity Report. Kjeller. Norvegian Institute for Air Research, NILU OR 42/2010. http://propaint.nilu.no/Portals/23/PROPAINT-Final%20Report.pdf. [Consulta: 27/07/2017].
FERREIRA, C. S. F. M. (2015). Inércia higroscópica em museus instalados em edifícios antigos - Utilização de técnicas passivas no controlo da humidade relativa interior. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
GRØNTOFT, T., Thickett, D., Lankester, P., Hackney, S., Townsend, J. H., Ramsholt, K., & Garrido, M. (2016). Assessment of indoor air quality and the risk of damage to cultural heritage objects using MEMORI® dosimetry. Studies in Conservation, 61. https://doi.org/10.1080/00393630.2015.1131477. [Consulta: 27/11/2018].
MIYOSHI, A. G. (2005). Museografias do MASP. I Encontro de História da Arte - IFCH/UNICAMP. Campinas.
MIYOSHI, A. G. (2007). O edifício do Museu de Arte de São Paulo. Museologia e museografias. Universidade Estadual de Campinas.
MIYOSHI, A. G. (2011). Arquitetura em suspensão, o edifício do Museu de Arte de São Paulo. (Florada das Artes, Ed.). Campinas.
MIYOSHI, A. G. (2015). “Sobre Cristais e Paredes: Recepção Crítica do Cavaletes de Vidro e Soluções da Pinacoteca do MASP”. Em Concreto e Cristal: O acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi, A. Pedrosa e L. Proença (eds.), Cobogó. São Paulo: MASP, 98-109.
NOBLE, P., and A. VAN LOON. (2009). “Evaporation of Fatty Acids and Formation of Whitish Deposits on the Inside of the Glass/ Microclimate boxes: a case study in the Mauritshuis”. Em EU-PROPAINT – Improved Protection of Paintings during Exhibition, Storage and Transit. Final Activity Report 2010, ed. E. Dahlin, 149–164. Kjeller: Norwegian Institute for Air Research. 2010. Paper. http://propaint.nilu.no/Portals/23/PROPAINT-Final%20Report.pdf. [Consulta: 27/07/2017].
PADFIELD, T., & ERHARDT, D. (1987). “The spontaneous transfer to glass of an image of Joan of Arc”. Em ICOM Committee for Conservation 8th Triennial Meeting: Sydney, Australia, 6-11 September 1987: Preprints, (September 1987), 909–913.
PEDROSA, A. “Concreto e Cristal: Aprendendo com Lina”. Em Concreto e Cristal: O acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi, A. Pedrosa e L. Proença (eds.), Cobogó. São Paulo: MASP, 14-27.
RICHARD, M. (2007). “The Benefits and Disadvantages of adding silica gel to microclimate packages for panel paintings”. Em Museum Microclimates, T. Padfield & K. Borchersen (Eds.). Copenhagen Conference. Copenhagen: The National Museum of Denmark.
SCHIEWECK, A. (2008). Airborne Pollutants in Museum Showcase: Material Emissions, Influences, Impacts on Artworks, 1–196. Dresden: Academia de Belas Artes de Dresden.
SOZZANI, L. S. G. (1997). “An economical design for a microclimate vitrine for paintings using the picture frame as the primary housing”. Journal of the American Institute for Conservation, 36(2), 95–107.
TÉTREAULT, J. (1999). Standards for levels of pollutants in museums: Part II. Indoor Air Pollution Working Group.
THICKETT, D., & LEE, L. R. (2004). Selection of materials for the storage or display of museum objects. The British Museum Occasional Paper, (111). The British Museum, London.
TOLEDO, F., SEHN, M., SOUSA, M., BRAZOLIN, S., & HACKNEY, S. (2007). “The use of glass boxes to protect modern paintings in warm humid museums”. Em Museum Microclimates, T. Padfield & K. Borchersen (Eds.). Copenhagen Conference. Copenhagen: The National Museum of Denmark.
WADUM, J. (1995). Microclimate boxes for panel paintings. Em K. Dardes & A. Rothe (Eds.), The Structural Conservation of Panel Paintings (pp. 497–524). Getty Conservation Institute, Los Angeles; 1998.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.