As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP – Brasil

O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação

  • Karen Cristine Barbosa CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
  • Patrícia Moreira CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
  • Eduarda Vieira CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugala.
Keywords: MASP, vitrines, glass, painting, conservation, VOC

Abstract

This paper aims to highlight the museography of Lina Bo Bardi for exhibiting paintings at the Museum of Art of São Paulo, MASP (Brasil), one of the most relevant collections of European art in a museum in the southern hemisphere.
Analysed here is the evolution of glazed paintings, different glasses as the different types of backing board used in the permanent exhibition over 50 years for loans and conservation purposes. Emphases are given to the possible relationship between the condition of the art work and the effects of pollutants and relative humidity inside the microclimate vitrine.

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Author Biographies

Karen Cristine Barbosa, CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Karen Cristine Barbosa: Investigadora do CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal. Coordenou o departamento de conservação e restauração do MASP entre 1999 e 2017. Bacharel em gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em conservação e restauração de bens culturais móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Completou estágios avançados na área de restauração de pinturas no LACMA, Los Angeles County Museum  em Los Angeles e no KIK-IRPA, Bélgica.

Patrícia Moreira, CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Patrícia Moreira: Investigadora do CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal.

CBQF – Centro de Investigação de Biotecnologia e Química Fina, Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal.

Professora Auxiliar Convidada da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora Principal dos projetos I&D Bionanosculp e Bio4Mural financiados pela FCT.

Eduarda Vieira, CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugala.

Eduarda Vieira: Investigadora do CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal.

Professora Auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora Principal do projeto Geo-SR financiado pela FCT.

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Published
2019-06-27
How to Cite
Barbosa, K. C., Moreira, P., & Vieira, E. (2019). As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP – Brasil: O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação. Ge-Conservacion, 15, 18-26. https://doi.org/10.37558/gec.v15i0.577