Restauração da fotografia: o caso do “Retrato De Novia” do Estudio Amer-Ventosa (Madrid, 1962)

  • Sara Brancato Doctoranda. Universidad Complutense de Madrid
Palavras-chave: Alteração, Emulsão, Intervenção, Gelatina, Suporte, Deterioração

Resumo

As fotografias podem ser vistas alteradas em diversas camadas, em razão de vários fatores, sejam ambientais, relacionados à confecção, criação e processamento, os referentes a sua história e manipulação, e de armazenagem e exposição, em termos gerais.

Dentro da casuística dos danos possíveis, os que provocam a adesão da emulsão ao vidrio do sistema de molduras, constitui um dos desafios mais complicados que o restaurador de material fotográfico pode enfrentar.

Esse é o caso da impressão em preto e branco, do famoso e já desaparecido estudio madrilenho Amer-Ventosa, cuja intervenção nos ocupa e nos pode guiar na hora de estabelecer a possível metodologia de trabalho, partindo de exames visuais com o uso de microscópio e considerando os critérios de atuação válidos nessa disciplina.

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Biografia Autor

Sara Brancato, Doctoranda. Universidad Complutense de Madrid

Restauradora y conservadora de Bienes Culturales, es licenciada por la Accademia di Belle Arti di Brera de Milán con un proyecto fin de carrera sobre el arte contemporáneo y la industria del cine de animación, obteniendo la mención de cum laude. Beneficiaria de la Beca FormARTE 2014 en el Instituto del Patrimonio Cultural de España (IPCE), actualmente es investigadora por la Universidad Complutense de Madrid donde realiza una tesis doctoral sobre el recientemente descubierto fondo fotográfico de la Biblioteca de la Facultad de Bellas Artes (UCM).

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Publicado
2017-12-16
Como Citar
Brancato, S. (2017). Restauração da fotografia: o caso do “Retrato De Novia” do Estudio Amer-Ventosa (Madrid, 1962). Ge-Conservacion, 12, 150-158. https://doi.org/10.37558/gec.v12i0.538
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