O Museu de Alhambra: História, conservação e gestão da sua coleção de azulejos e mosaicos alicatados
Resumo
A documentação de coleções é um passo essencial para a conservação do património cultural. Trata-se de uma tarefa complexa que envolve várias fases estreitamente relacionadas com as diferentes etapas dos objetos, desde a sua aquisição, registo, inventário, catalogação, conservação, manutenção, difusão e divulgação. A informação apresentada neste documento visa, em primeiro lugar, melhorar a compreensão das diferentes fases dos objetos no ambiente museológico específico do Museu de Alhambra, para além de cumprir o propósito de divulgação, inerente ao conhecimento e necessário ao reconhecimento e valorização dos objetos históricos. O principal objetivo desta investigação é analisar o processo evolutivo do Museu de Alhambra e da sua coleção, com especial atenção nos azulejos e alicatados que, embora façam parte das tipologias mais emblemáticas e reconhecíveis da cidade palatina, ainda não tiveram a devida oportunidade de serem disponibilizados à comunidade científico-académica.
Downloads
Referências
ÁLVARO ZAMORA, M.I. (2004). “Elementos arquitectónicos y decorativos nazaríes en el arte mudéjar aragonés II. Azulejería de arista procedente de la Torre Nueva de Zaragoza”, Artigrama Revista del Departamento de Historia del Arte de la Universidad de Zaragoza, 19: 303-336. https://papiro.unizar.es/ojs/index.php/artigrama/article/view/8343/7047.
BERMÚDEZ LÓPEZ, J. (1995). “El Museo de la Alhambra. Un siglo para la gestación de una idea”. In El palacio de Carlos V: un siglo para la recuperación de un monumento, Rodríguez Frade, J.P. (Ed.). Granada: Comares Patronato de la Alhambra y Generalife, 68-92.
BERMÚDEZ PAREJA, J. (1968). “El Museo Nacional de Arte Hispanomusulmán”, Cuadernos de la Alhambra, 4: 155-160.
BLANCA LÓPEZ, M.D. and BLANCA LÓPEZ, L. (2022). “El lucernario del Baño de Comares”. In Hecha de barro y vestida de color. Cerámica arquitectónica en la Alhambra, Díez Jorge, M.E. (Ed.). Granada: Patronato de La Alhambra y Generalife, Consejería de Turismo, Cultura y Deporte, Junta de Andalucía, 273-319.
BOE-A-1987-11621. Ministerio de Cultura. Real Decreto 620/1987, de 10 de abril, por el que aprueba el Reglamento de Museos de Titularidad Estatal y del Sistema Español de Museos. https://www.boe.es/eli/es/rd/1987/04/10/620/con
CABAÑERO SUBIZA, B. (2004). “Elementos arquitectónicos y decorativos nazaríes en el arte mudéjar aragonés I. La Torre Nueva de Zaragoza, una réplica de la sala de los Abencerrajes de la Alhambra de Granada”, Artigrama Revista del Departamento de Historia del Arte de la Universidad de Zaragoza, 19: 243-302. https://papiro.unizar.es/ojs/index.php/artigrama/article/view/8342/7046.
CARRETERO PÉREZ, A. (2005). “Domus y la gestión de las colecciones museísticas”, Marq Arqueología y Museos, 17-30. https://www.marqalicante.com/Publicaciones/es/MARQ-ARQUEOLOGIA-Y-MUSEOS-00-P43.html
CONSEJERÍA DE CULTURA and PATRONATO DE LA ALHAMBRA (1986). “Decreto 59/1986 de 19 de marzo por el que se aprueban los Estatutos del Patronato de la Alhambra y Generalife”, Cuadernos de la Alhambra, 22: 159-169.
DE PAULA VALLADAR, F. (1890). Guía de Granada 1852-1924. Granada: Viuda e Hijos de Paulino V. Sabatel Mesones.
DE PAULA VALLADAR, F., DE PAULA GÓNGORA, F. and CONDE DE LAS INFANTAS (1907). La Alhambra: Su historia, su conservación y su estado en la actualidad. Informe emitido a la Comisión de Monumentos de Granada. Granada: Tip. Lit. Paulino Ventura Traveset.
DÍEZ JORGE, M.E. (2022). Hecha de barro y vestida de color. Cerámica arquitectónica en la Alhambra. Granada: Patronato de la Alhambra y Generalife.
DÍEZ JORGE, M.E. (2007). “Los alicatados del Baño de Comares de la Alhambra, ¿islámicos o cristianos?”, Archivo Español de Arte, 317: 25-43. https://doi.org/10.3989/aearte.2007.v80.i317.31
DÍEZ JORGE, M.E., BARRERA MATURANA, J.I. and JIMÉNEZ DÍAZ, N. (2018). “The Alhambra: Transformation and Change through Architectural Ceramics”, Arts, 79: 1-32. https://doi.org/10.3390/arts7040079
FERRER MORALES, A. (2007). La cerámica arquitectónica: su conservación y restauración. Sevilla: Universidad de Sevilla.
GÓMEZ-MORENO CALERA, J.M. (2007). “La Torre de Abu-l-Hayyay o del Peinador en época nazarí: orígenes históricos y estudio arquitectónico”, Cuadernos de la Alhambra, 42: 8-35.
GÓMEZ-MORENO CALERA, J.M. (2005). “La cerámica arquitectónica en el mudéjar granadino”, Cuadernos de Arte de la Universidad de Granada, 36: 7-28. https://revistaseug.ugr.es/index.php/caug/article/view/8792
GÓMEZ-MORENO GONZÁLEZ, M. (1888). Medina Elvira. Granada: Imp. La Lealtad.
GÓMEZ-MORENO GONZÁLEZ, M. (1885). Palacio del Emperador Carlos V en la Alhambra. Madrid: Establecimiento tipográfico de El Correo, á cargo de Francisco Fernández.
GÓMEZ-MORENO, M. (1951). Ars Hispaniae. Historia Universal del Arte Hispánico. Madrid: Plus-Ultra.
GÓMEZ-MORENO, M. (1929). 3ª ed. El Arte en España: guía del Museo del Palacio Nacional. Barcelona: Imprenta de Eugenio Subirana.
Granada, Archivo de la Alhambra, leg. 311.
JOKILEHTO, J. (1986). A History of Architectural Conservation. The contribution of English, French, German and Italian Thought toward an International Approach to the Conservation of Cultural Property. England: The University of York. https://www.iccrom.org/publication/history-architectural-conservation
KORRO, J., ZORNOZA-INDART, A. and VALLE-MELÓN, J.M. (2023). Documentación de las intervenciones de conservación-restauración del patrimonio arquitectónico: perspectiva histórica, situación actual y tendencias de futuro. Ge-Conservacion, 24(1), 21-33.https://doi.org/10.37558/gec.v24i1.1195
MARINETTO SÁNCHEZ, P. (2017). “Museo de la Alhambra. Origen y evolución a lo largo de la historia”, Boletín Museo Arqueológico Nacional, 35: 282-302. https://www.man.es/man/en/estudio/publicaciones/boletin-info/2010-2019/2017-35-033-info.html
MARINETTO SÁNCHEZ, P. (1995). “Colección del Museo de la Alhambra”. In Arte islámico en Granada: propuesta para un Museo de la Alhambra, Revilla Uceda, M., Casamar, M. and Bermúdez López, J. (Eds.). Granada: Comares Patronato de la Alhambra y Generalife, 183-189.
MARTÍN PEINADO, B. (2022). “Intervenciones sobre cerámicas arquitectónicas nazaríes de la Alhambra”. In Hecha de barro y vestida de color. Cerámica arquitectónica en la Alhambra, Díez Jorge, M.E. (Ed.). Granada: Patronato de la Alhambra y Generalife, Consejería de Turismo, Cultura y Deporte, Junta de Andalucía, 321-337.
MERGELINA, C.d. (1927). Bobastro: Memoria de las excavaciones realizadas en las Mesas de Villaverde, El Chorro (Málaga). Madrid: Tipografía de la Revista de Archivos. https://bibliotecavirtual.malaga.es/i18n/consulta/registro.cmd?id=14197
MORATINOS GARCÍA, M. (2019). Estudio de la azulejería de las provincias de León, Zamora y Salamanca. Valladolid: Consejería de Cultura y Turismo. https://bibliotecadigital.jcyl.es/es/consulta/registro.do?id=32491
MORATINOS GARCÍA, M. (2016). Estudio de la azulejería de las provincias de Ávila y Valladolid. Valladolid: Consejería de Cultura y Turismo. https://bibliotecadigital.jcyl.es/es/consulta/registro.do?id=32490
PÉREZ LÓPEZ, S., MORENO LEÓN, E. and SÁNCHEZ GÓMEZ, P. (2022). “La cerámica arquitectónica del Museo de la Alhambra. Documentación e Investigación”. In Hecha de barro y vestida de color. Cerámica arquitectónica en la Alhambra, Díez Jorge, M.E. (Ed.). Granada: Patronato de la Alhambra y Generalife, Consejería de Turismo, Cultura y Deporte, Junta de Andalucía, 341-367.
PLEGUEZUELO HERNÁNDEZ, A. (1989). Azulejo sevillano: catálogo del Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla. Sevilla: Padilla Libros Editores & Libreros.
REVILLA UCEDA, M. (1995). “Propuesta para un Museo de la Alhambra”. In Arte islámico en Granada: propuesta para un Museo de la Alhambra, Revilla Uceda, M., Casamar, M. and Bermúdez López, J. (Eds.). Granada: Comares Patronato de la Alhambra y Generalife, 23-29.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA (1998). Normalización Documental de Museos. Elementos para una aplicación informática de gestión museográfica. Madrid: Dirección General de Bellas Artes y Bienes Culturales. Ministerio de Cultura. Gobierno de España. https://www.culturaydeporte.gob.es/cultura/areas/museos/mc/ndm/capitulos.html [Consulted: 29/8/2023]
SUBDIRECCIÓN GENERAL DE MUSEOS ESTATALES (2005). Criterios para la elaboración del Plan Museológico. Madrid: Dirección General de Bellas Artes y Bienes Culturales. Ministerio de Cultura. Gobierno de España. https://www.libreria.cultura.gob.es/libro/criterios-para-la-elaboracion-del-plan-museologico_5461/ [Consulted: 29/8/2023]
TORRES BALBÁS, L. (1949). Ars Hispaniae. Historia Universal del Arte Hispánico. Madrid: Plus-Ultra.
TORRES BALBÁS, L. (1944). “El Museo Arqueológico de la Alhambra”, Al-Andalus, IX: 236-241. https://oa.upm.es/34124/.
TORRES BALBÁS, L. (1939). “De cerámica hispano-musulmana”, Al-Andalus, IV: 409-432. https://oa.upm.es/34029/.
TROITIÑO VINUESA, M.Á. (1998). “Patrimonio arquitectónico, cultura y territorio”, Ciudades Revista del Instituto Universitario de Urbanística de la Universidad de Valladolid, 4: 95-104.
VELÁZQUEZ BOSCO, R. (1923). Excavaciones en Medina Azahara: Memoria sobre lo descubierto en dichas excavaciones. Madrid: Junta Superior de Excavaciones y Antigüedades. https://www.bibliotecavirtualdeandalucia.es/catalogo/es/consulta/registro.cmd?id=1014114
VILLAFRANCA JIMÉNEZ, M.d.M. (1998). Los museos de Granada: génesis y evolución histórica (1835-1975). Granada: Diputación Provincial de Granada.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.