Sobre a Revista

APRESENTAÇÃO

Ge-Conservacion é uma publicação periódica do GEIIC, de acesso aberto e gratuito para autores e leitores, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento científico, disseminação e intercâmbio de conhecimentos sobre a conservação e restauro do património cultural. É principalmente, mas não exclusivamente, dirigido a países de língua espanhola e portuguesa. A revista pretende ter um espírito crítico e dar prioridade a abordagens interdisciplinares, à argumentação de critérios e de metodologias. É aberta a todas as pessoas cujas propostas correspondem aos objetivos e características da publicação.

Editada pelo GEIIC - Grupo Espanhol do IIC (International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works), associação sem fins lucrativos de profissionais do mundo em conservação e restauro de bens culturais. Declarada de Utilidade Pública por Ordem do Ministério do Interior 3404/2009 (BOE 18-12-2009)

Desde a sua criação em 2009 com o ISSN 1989-8568, a revista ganhou gradualmente eficiência ao adotar o sistema de gestão e edição eletrónica de revistas científicas Open Journal System, com o qual conseguiu ampliar a sua divulgação e a sua visibilidade no meio académico, científico e profissional, assim como maior transparência nas políticas da revista e melhorar a sua indexação.

Os usuários e as usuarias podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor/a ou autor/a. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (Budapest Open Access Initiative, BOAI) https://www.budapestopenaccessinitiative.org/translations/spanish-translation

Tanto a revista como os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional, que está disponível em https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es_ES

Desde 2015, tem uma periodicidade semestral em junho e dezembro.

PRINCÍPIOS ÉTICOS

Autores/Autoras: As contribuições enviadas para publicação devem ser inéditas, não tendo sido publicadas anteriormente ou aguardando resolução em outro local. Qualquer outra situação deve ser apontada aos Editores/as, a fim de se garantir a transparência e salvaguardar a originalidade do artigo. O não cumprimento desses princípios constitui uma razão para rejeitá-lo.

As contribuições enviadas para publicação devem ter sido efetivamente feitas pelos Autores/ Autoras e não devem ser produto de falsificação ou plágio, ato considerado inadmissível pela revista. Todos os autores/autoras listados no artigo devem ter tido um contribuído relevante para a pesquisa e devem concordar com a sua apresentação.

Os autores/autoras devem indicar claramente qualquer conflito de interesses. As colaborações que receberam apoio financeiro direto ou indireto de terceiros devem indicar claramente essas fontes de financiamento.

Todos os dados fornecidos pelos autores devem ser autênticos. Se identificarem um erro num artigo publicado, devem denunciá-lo à revista imediatamente.

Revisores/ Revisoras
Os Revisores/as dos artigos devem ser objectivos nas suas apreciações e escusar-se da revisão se houver um conflito de interesses entre Revisor/a e Autores/Autoras ou respectiva investigação ou organismos de financiamento.
Os Revisores/as devem alertar os Editores/as para qualquer trabalho publicado ou submetido cujo conteúdo seja, essencialmente, análogo ao que está em revisão.
Os Revisores/as devem manter a confidencialidade em todos os aspectos relacionados com os manuscritos, incluindo informações sobre os Autores/Autoras.

Publons
Para o reconhecimento público do seu trabalho, a Ge-conservación incentiva os Revisores/as a inscreverem-se na plataforma Publons https://publons.com/about/home/ e registarem aí as revisões efectuadas (que, no entanto, não ficam identificadas, mantendo-se, portanto, o anonimato das mesmas).

Boas práticas editoriais em matéria de igualdade de género

A Ge-conservación está empenhada em promover a igualdade entre homens e mulheres, em dar visibilidade ao trabalho científico das mulheres e em promover a utilização de uma linguagem inclusiva nas publicações científicas. Isto reflecte-se na estrutura paritária do Comité Editorial e nas regras de linguagem inclusiva que incluímos nas instruções para quem escreve ou revê. A percentagem de autoras e revisoras da revista também reflecte uma presença maioritária de mulheres.

Utilização de linguagem inclusiva: Ao escrever um artigo estamos a transmitir uma forma de ser e de pensar. Na revista Ge-conservación temos um compromisso inabalável com a equidade e o respeito por todas as pessoas, respeitando e celebrando a diversidade. Por isso, os artigos evitarão qualquer afirmação de superioridade baseada no género, classe, cultura, etnia ou qualquer outra diferença entre as pessoas. As autoras e os autores devem assegurar-se de que utilizam uma linguagem imparcial, evitar estereótipos e comprometer-se com uma linguagem inclusiva.

Como orientação mais geral, a revista Ge-conservación adopta o guia UCM para um uso não sexista da língua, disponível no seguinte link.

INDEXAÇÃO

BANCOS DE DADOS E DIRETÓRIOS

PLATAFORMAS DE AVALIAÇÃO

Nivel B Arte.    Nivel C General o muntidisciplinar

Ciencias Sociales C.   Ciencias Humanas A

Índice de impacto (2021) 0,22.  Posición 9 de 134 (C1 Arte)

(2022)    Datos 2021: 0.41.  Category: Humanities, Multidisciplinary

Características cumplidas: 34 de 38

c2+m2+e0+x7

Índice h: 5

Visual and Performing Arts Q1

Museology Q2

Conservation Q2

 Citescore: 0,4. SNIP (2022) 0.286