The painter-restorer Albino Moreira da Cunha. Contextualization of his activity in the 20th century Portuguese cultural scene

Keywords: Painting, Restoration, Portugal, 20th century

Abstract

Albino Moreira da Cunha was born in Oporto in 1897 and it was there that he began his activity as a painter-decorator, moving later to Lisbon where his reintegration ability stood out during the restoration works of the National Palace of Queluz. His activity as painter-restorer is associated to Fernando Mardel and to the restoration workshop located at the old Convento de São Francisco, Lisbon. However, despite the importance he achieved in the artistic and cultural milieu, this part of his life is yet to be studied.
From the documental sources we try to trace back his professional background, contextualizing his activity in the Portuguese artistic and cultural context, with the goal to add new data on the activity of painter-restorers in Portugal in mid 20th century, a subject on which there is much to discover.

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Author Biographies

Virgínia Glória Nascimento, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa/CIEBA-FBAUL/Laboratório HERCULES

É doutoranda do Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património (PD/BI/114472/2016; PD/BD/135144/2017), dedicando-se desde 2015 às questões da salvaguarda e do uso do património integrado em edifícios religiosos. No âmbito profissional integrou equipas multidisciplinares em intervenções de conservação e restauro de pintura de cavalete, realizadas in situ e em ambiente museológico, no seguimento da formação em conservação e restauro e em museologia e museografia.

Fernando António Baptista Pereira, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa/CIEBA-FBAUL

É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Museologia pelo antigo Instituto Português do Património Cultural e doutorado em Ciências da Arte (História da Arte) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Ensina na Universidade de Lisboa (na Faculdade de Letras e na Faculdade de Belas-Artes) desde 1979, sendo atualmente Professor Associado na de Belas-Artes, onde desempenhou as funções de Presidente do Conselho Científico, de Diretor do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), sendo também o autor do Plano de Estudos da Licenciatura em Ciências da Arte e do Património dessa faculdade. Tem vasta e diversificada obra publicada nos domínios da História da Arte e da Cultura Portuguesas, da Crítica de Arte e da Museologia. Foi Assessor do Ministro da Cultura para o Património e Museus e é atualmente presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

António Candeias, Laboratório HERCULES/Departamento de Química ECT, Universidade de Évora

É químico especializado em química de superfícies e ciências do património. Professor da Universidade de Évora desde 1992, foi diretor do Laboratório HERCULES desde a sua criação em janeiro de 2009 até fevereiro de 2019. Atualmente é Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento e Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, Director da infraestrutura nacional ERIHS.pt (plataforma portuguesa da European Infrastructure in Heritage Sciences) e Coordenador da Cátedra CityUMacau em “Sustainable Heritage”.

Alice Nogueira Alves, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa/CIEBA-FBAUL

É conservadora restauradora. Desde o início da sua formação, as questões relacionadas com a história e a teoria do restauro e o modo como se encara o objeto artístico assumiram uma importância fundamental nos seus interesses académicos, terminando o seu doutoramento História da Arte, Património e Teoria do Restauro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2009. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

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Published
2021-11-08
How to Cite
Nascimento, V. G., Baptista Pereira, F. A., Candeias, A., & Nogueira Alves, A. (2021). The painter-restorer Albino Moreira da Cunha. Contextualization of his activity in the 20th century Portuguese cultural scene. Ge-Conservacion, 20(1), 184-193. https://doi.org/10.37558/gec.v20i1.1025