Proposta de uma terminologia apropriada para as impressões digitais a partir da identificação dos seus materiais

Palavras-chave: arte contemporânea, impressão digital, identificação, terminologia, conservação, restauro

Resumo

A impressão digital no domínio artístico só se generaliza no final do século XX, pelo que os materiais e as formas de criação podem ser considerados recentes, ainda que muito heterogéneos. Um dos maiores problemas que este tipo de obra apresenta é a inexistência de uma terminologia precisa. Os processos são classificados e nomeados de forma muito diversa, revelando uma falta de critérios objetivos para sua sistematização e gerando uma falta de compreensão das técnicas empregues. Conhecer as tecnologias, tipos de tinta, suportes, tipos de acabamento e sistemas de montagem ajuda a determinar com maior precisão as técnicas utilizadas, e mediante o uso de ferramentas simples como lupas ou microscópios óticos é possível descobrir as particularidades que as distinguem. Com base nesta informação, é possível criar definições mais claras e concisas, ajudando a estabelecer as características diferenciadoras das impressões digitais e a pô-las em valor como processos que refletem a contemporaneidade.

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Biografia Autor

Iraia Anthonisen-Añabeitia, Universidad del País Vasco UPV-EHU

Licenciada en Bellas Artes (Conservación y Restauración de Bienes Culturales). Máster en Conservación y Exhibición de Arte Contemporáneo (CYXAC) por la Universidad del País Vasco (UPV/EHU) (2013). Desde el 2015 imparte docencia en la Universidad del País Vasco (UPV-EHU) en el Grado de Conservación y Exhibición de Bienes Culturales. En la actualidad está finalizando su tesis doctoral internacional sobre el uso de las tecnologías de impresión digitales en la creación artística contemporánea y su conservación. Ha trabajado como conservadora-restauradora de obras contemporáneas y obra gráfica de carácter internacional pertenecientes a colecciones privadas, en las que también ha realizado trabajos de catalogación.
Sus líneas de investigación se centran en la conservación y restauración de arte contemporáneo y obra gráfica, sistemas de impresión digital y documentación. ORCID : 0000-0002-4738-4027

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Publicado
2021-06-16
Como Citar
Anthonisen-Añabeitia, I. (2021). Proposta de uma terminologia apropriada para as impressões digitais a partir da identificação dos seus materiais . Ge-Conservacion, 19(1), 248-258. https://doi.org/10.37558/gec.v19i1.993
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