Conservation and virtual reconstruction of the Lucanian Paintings from the National Archaeological Museum of Paestum (ITALY)
Resumo
Este artigo, apresenta os trabalhos de conservação e restauro e de reconstituição virtual, de um tumulo pintado do período Lucano (séc. IV a.C.), actualmente desmontado e conservado em depósito no Museu Arqueológico Nacional de Paestum. A reintegração virtual da obra teve por base diversos elementos: identificação de vestígios de policromia; análise de pigmentos; estudo das técnicas de execução; comparação iconográfica com outras obras do mesmo conjunto e reconstrução por níveis (cores de fundo, elementos decorativos e elementos figurativos). O vídeo, que ilustra os trabalhos de conservação e restauro e a reconstituição digital, foi apresentado na conferência RECH e pode ser visto em: https://www.facebook.com/officinabeniculturali.info/videos/200967307895086. São abordadas diferentes fases dos trabalhos, como a limpeza e a consolidação, e a consequente reintegração cromática através de modelos virtuais, mostrando como uma intervenção virtual respeita os valores de autenticidade da obra.
Downloads
Referências
DOBE® PHOTOSHOP® CC Help (Last updated 2/2/2018), pp. 361-363, 471- 473. Available at: https://helpx.adobe.com/pdf/photoshop_reference.pdf
ALTHOFER, H. (2002). La questione del ritocco nel restauro pittorico. Padova: Il Prato Editore.
AMADORI, M.L., BARCELLI, S., CAMAITE, M., et al. (2005). “Il restauro della tomba n.4 – 1975 della necropoli di Vannullo - Paestum” In Lo stato dell’arte 3, Atti del III Convegno Nazionale IGIIC tenuto a Palermo 22-24 Settembre 2005, Palermo: Steri, 68-75.
AMURA, A. (2014). Rilievo 3D e nuove metodologie per la documentazione: applicazione sui dipinti murali di Ottaviano Nell. Urbino: Biblioteca Isia Urbino. Tesi di Laurea, diploma Accademico di II livello.
AMURA, A. et al. (2020). “Color Segmentation and Neural Networks for Automatic Graphic Relief of the State of Conservation of Artworks.” Color Culture and Science Journal 12(2): 07–15. http://jcolore.gruppodelcolore.it/ojs/index.php/CCSJ/article/view/CCSJ.120201
BENNARDI, D., FURFERI, R. (2007). Il restauro virtuale, tra ideologia e metodologia. Firenze: Edifir Editore.
BIAGI MAINO, D., MAINO, G. (2017). Principi e applicazioni del restauro virtuale. Collana: Studi Storia e Teoria del Restauro n.° 29. Firenze: Edifir Edizioni.
BRANDI, C. (1977). Teoria del Restauro. Torino: Einaudi editore.
BRECOULAKI, H. (2001). L’esperienza del colore nella pittura funeraria dell’Italia preromana V-III secolo a.C. Napoli: Electra Editore.
CAPPELLINI, V. (1979). “Il calcolatore e l’arte”, Civilità delle macchine, vol. 27: 53-58.
CAPPELLINI, V. (1985). Elaborazione numerica delle immagini. Torino: Editore Boringhieri S.p.A.
DI COSIMO, F., FERRUCCI, F. (1994). “Il restauro di alcune pitture lucane del IV sec. a.C.”, Kermes-arte e tecnica del restauro, 21: 3-10.
DI GREGORIO, S., GRANESE, M.T. (2017). “Scene da un addio. La tomba 418 di Spina Gaudo”. In Action painting. Rito & arte nelle tombe di Paestum, Local: Arte’m Editore,124-13.
FERRUCCI, F. (2005)., “La tomba del cavaliere di Sarno: dal recupero al restauro”, Bollettino I.C.R. Nuova serie, 10-11: 106-116 b.
GONZALEZ, R.C., WOODS, R.E. (2012). Elaborazione delle immagini digitali. (III ed.). Pavia: Pearson Pavia Bruno Mondadori S.p.A.
LIMONCELLI, M. (2011) “Applicazioni Digitali per l’Archeologia: il Restauro Virtuale”, DigItalia, Anno VI, Numero 1. ICCU-ROMA.
MCANDREW, A. (2004). “An introduction to digital image processing with MatLab”, In Notes for scm2511 image processing, School of Computer Science and Mathematics. Local: Victoria University of Technology, Vol. 264, n.º 1. Available at: http://www.math.hkbu.edu.hk/~zeng/Teaching/math3615/ls.pdf
PONTRANDOLFO, A., ROUVERET, A. (1992). Le tombe dipinte di Paestum. Modena: Panini Editore.
PONTRANDOLFO, A. (2002). “Le tombe dipinte di Paestum”, I Quaderni del Museo, 1, Ingegneria per la Cultura.
SACCO, F. (2002). “Sistematica della documentazione e progetto di restauro”, Bollettino ICR, Nuova Serie, 4 (1): 28-54.
STANCO, F., RAMPONI, G., RESTREPO, A. (2011). Digital Imaging for Cultural Heritage Preservation: Analysis, Restoration, and Reconstruction of Ancient Artworks. CRC Press.
THE MATHWORKS INC. (2019). Image Processing Toolbox™ User’s Guide, R2019b, Natick, MA: The MathWorks Inc.: 13-136.
Vinavil S.p.a: http://www.vinavil.com/it/en/products
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.