Aesthetical presentation of a devotional artwork. Issues and possible virtual solutions
Resumo
Nesta contribuição, a atenção está voltada para as complexidades e possíveis soluções que um conservador-restaurador deve considerar durante a fase sensível da apresentação estética de obras de arte devocionais. Para este tipo de artefacto, muitas vezes é possível aplicar a lógica do restauro conservador (Zanardi 2009), que requer intervenção mínima, pois o aspeto devocional é um valor agregado que deve ser protegido, uma vez que carrega uma série de códigos simbólicos (Argenton 2017) que devem ser compreendidos pela comunidade religiosa a que se destinam. A categoria também foi analisada através de uma série de entrevistas com várias figuras que interagem com uma obra de arte devocional e litúrgica: o conservador- restaurador, o historiador da arte e o usuário da obra, a comunidade religiosa.
Downloads
Referências
ARGENTON, A. (2017). Arte e Cognizione. Introduzione alla psicologia dell’arte. https://www.docsity.com/it/libro-arte-e-cognizione-autore-argenton-a/4650674/. [Consult. 01/09/2019]
BARACCHINI, C. (1995). A cura di, Scultura lignea. Lucca 1200-1425. SPES, Firenze,
BENNARDI, D., FURFERI, R. (2007). Il Restauro Virtuale. Tra ideologia e Metodologia. EDIFIR, Florence, 14-15.
BIAGI MAINO, D., MAINO, G. (2017). Principi e applicazioni del restauro virtuale. EDIFIR, Florence.
BRANDI, C. (2010). Teoria del Restauro. Einaudi, Torino.
FORNI, V. (1998). ‘’Il problema critico delle integrazioni plastiche nella scultura lignea policroma’’, OPD Restauro, 10: 95-111.
MONTAGNOLO, I. (2018). Restauro e Arte Sacra. La presentazione estetica di un’opera devozionale: problematiche aperte e possibili soluzioni virtuali. Master Thesis. Università degli studi di Urbino Carlo Bo.
PERUSINI, G. (1989). Il restauro dei dipinti e delle sculture lignee, Del Bianco Editore, Udine.
TONINI, F. (2015). La scultura lignea tecniche e restauro. Manuale per allievi restauratori, Il Prato, Padova, 16-17.
ZANARDI, B. (2009). Il restauro. Giovanni Urbani e Cesare Brandi, due teorie a confronto, SKIRA, Milano.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.