Retouching unvarnished acrylic emulsion paintings, a comparative study

  • Clémence Jacqmin Independent conservator in France and Belgium
  • Alexia Soldano Private practice in the Paris
Palavras-chave: Pinturas acrílicas, QOR®, Regalrez®, 1094, Aquazol®, goma arábica, Klucel® G.

Resumo

A pintura acrílica tem características específicas, como a sensibilidade a solventes orgânicos polares (e, em certa medida, à água) e é propensa a alterações acidentais superficiais. A maioria das reintegrações cromáticas necessárias, causadas por alterações acidentais, são feitas diretamente sobre a tinta, por isso a noção de reversibilidade é crucial. O foco deste estudo são os aglutinantes que já se mostraram adequados para pinturas acrílicas. Estes materiais são solúveis em água ou em hidrocarbonetos alifáticos. Os materiais testados são Aquazol® 200 e 500, Klucel® G, goma-arábica e Regalrez® 1094 misturado com pigmentos. Também foram testados materiais prontos a usar como o Aquacryl®, QOR® e aquarelas Winsor & Newton®. Vários critérios foram examinados: primeiro, todos os materiais foram testados sem pigmentação e misturados com branco de titânio. Em seguida, foi medido o brilho e a alteração de cor, para se perceber qual o material mais propenso a produzir peliculas mates. Posteriormente, um conjunto de amostras foi exposto ao envelhecimento por luz artificial, e outro conjunto exposto a alta humidade relativa, a fim de isolar o impacto da luz e da humidade no brilho e na cor das resinas (como o amarelecimento) e observar como a reintegração cromática se pode comportar em más condições de conservação. Também foram feitos testes empíricos: as resinas foram misturadas com cinco pigmentos diferentes para ver a diferença de opacidade e saturação entre os materiais. Os materiais foram testados em pinturas acrílicas envelhecidas naturalmente para ver quais dos materiais são mais fáceis de usar. O objetivo deste estudo não foi encontrar o melhor aglutinante de reintegração, mas validar e ampliar as possibilidades de reintegração da tinta acrílica.

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Biografias Autor

Clémence Jacqmin, Independent conservator in France and Belgium

After studying art history at Paris 1- Pantheon Sorbonne, Clémence Jacqmin obtained her Master degree in Conservation of Paintings in June 2018. The title of her master thesis was “Retouching unvarnished acrylic emulsion paintings: a comparative study of suitable retouching materials”. She now works as an independent conservator in France and Belgium.

Alexia Soldano, Private practice in the Paris

Alexia Soldano obtained a masters degree in Conservation of paintings from the Université Paris I Panthéon-Sorbonne. After undertaking internships at the Getty Conservation Institute, Canadian Conservation Institute and Tate notably, she is now settled in her private practice in the Paris area. She specialises in modern and contemporary art with a particular interest in surface cleaning issues.

Referências

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Publicado
2020-12-10
Como Citar
Jacqmin, C., & Soldano, A. (2020). Retouching unvarnished acrylic emulsion paintings, a comparative study. Ge-Conservacion, 18, 221-227. https://doi.org/10.37558/gec.v18i1.849
Secção
Suplemento