Retouching matt contemporary paint layers: a new approach using natural polymers
Resumo
Diferentes técnicas de pintura, materiais e métodos de aplicação que caracterizam as obras de arte contemporâneas, com predominância das superfícies mates e tons uniformes, tornam a reintegração cromática um dos tratamentos de conservação mais complicados, já que a semelhança é o principal alvo. A intervenção de reintegração realizadas na Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea de Roma, em Tempi prospettici (1969), uma instalação do artista italiano Carlo Alfano, deu a oportunidade de investigar um método para obter diferentes valores mates / brilhantes através do uso de polímeros naturais como aglutinantes. Os aglutinantes escolhidos (diferentes polissacarídeos, derivados de celulose e cola de esturjão) foram analisados, individualmente e misturados, por meio de medidas colorimétricas e glossimétricas. Foram também avaliadas a proporção pigmento-aglutinante e a adição de sílica para obter a modulação da aparência mate das formulações de tinta. A comparação dos valores colorimétricos das amostras de pintura e os da tinta original levou à identificação da melhor solução para a reintegração da obra de arte.
Downloads
Referências
CARNAZZA, P., FRANCONE, S. et al. (2019). “The consolidation of black matt synthetic and semi-synthetic paints in contemporary art. Experimentations, diagnostic analyses and observations.” In Proceedings of the VIII International Congress Colore&Conservazione, Cesmar7, Venice (Italy) 25-26 Oct. 2018.
HACH (2016). “Measuring the specular reflection on surfaces (gloss measurement)” Application Report No. 74, https://uk.hach.com/asset-get.download.jsa?id=51277653607, [accessed 15/10/2019].
LALLI, C.G., KRON MORELLI, P. et al. (2016). Funori, natural adhesive for mural aintings and paper materials (in Italian), San Salvo: Linea Grafica editrice.
TATE-HARTE, A. et al. (2010). “Funori: a new medium for consolidation and retouching.”, The picture restorer, 36: 13-14.
TUCKER C.W. (1936). Aqueous dispersion of carbon black. United States Patent 2046758.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.