Filling and retouching techniques in outdoor tiles with saline efflorescence problems. A case study
Resumo
Este presente artigo centra-se no tratamento de reintegração cromática de dois painéis figurativos pertencentes ao período artístico barroco. Os azulejos de cor azul e branco, datados do final do século XVIII, fazem parte de um período histórico relevante para a arte dos azulejos portugueses, conhecida como Grande Produção Joanina. O objetivo da intervenção foi recuperar a leitura da obra sem ocultar os sinais mais pronunciados de degradação. O trabalho de conservação de revestimentos estava contemplado no projeto de reabilitação do próprio edifício, com critérios previamente estabelecidos com base nos quais os critérios de conservação tinham de se ajustar. Uma das dificuldades encontradas durante este estudo de caso foi encontrar um equilíbrio entre os princípios éticos de conservação, tendo em conta que os azulejos continuariam expostos ao ar sobre paredes com presença de sais. O critério de intervenção escolhido fez uso de diferentes soluções entre materiais e técnicas, como a aplicação de novos azulejos, o reboco de lacunas com argamassas de cal e a reintegração cromática a fresco. O método selecionado para o preenchimento de lacunas no vidrado foi baseado na capilaridade e permeabilidade. Os métodos de reintegração testados foram a tinta neutra ou a continuação de formas e tons. O método selecionado para a reintegração foi al fresco e a preparação dos novos elementos cerâmicos foi realizada com o apoio da documentação gráfica e fotográfica, preenchendo as lacunas do maior tamanho dos painéis. Os resultados obtidos através da técnica al fresco mostram um nível satisfatório de mimetismo, suficiente para devolver a leitura à obra. Essa técnica mostrou-se adequada para a reintegração de suportes cerâmicos afetados por sais solúveis. Restabeleceu-se a leitura das cenas dos painéis, completando as partes faltantes, com a introdução de novos elementos, com os quais se alcançou sucesso.
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