Observação através dos estratos: fotografia infravermelha transmitida (IRT) aplicada ao estudo técnico e documental de pinturas sobre tela
Resumo
Este artigo trata da utilização da fotografia infravermelha transmitida (IRT), uma técnica ainda desconhecida, apesar de, paradoxalmente, fornecer informações fundamentais para o estudo e para a documentação de pinturas sobre tela. Ao contrário da fotografia infravermelha (IR), esta técnica atua por transmissão e não por reflexão, e por isso oferece imagens transversais de todas as camadas da obra. Fundamentalmente, fornece evidências sobre o desenho subjacente e a composição, tornando visíveis as possíveis alterações e o método de execução usado; permite pesquisas sobre os materiais e evidências do estado de conservação, podendo ser considerada uma das mais ricas técnicas de imagem multibanda; pode ser um procedimento realizado com pouco investimento. O objetivo deste artigo é dar a conhecer e promover a sua utilização junto de conservadores e investigadores, bem como apresentar exemplos das suas contribuições, oferecendo chaves de leitura para a sua correta interpretação.
Downloads
Referências
ABRAHAM, E., YOUNUS, A., DELAGENS, J. C., & MOUNAIX, P. (2010). “Non-invasive investigation of art paintings by terahertz imaging”, Applied Physics A, 100(3): 585-590. https://doi.org/10.1007/s00339-010-5642-z
ADAM, A. J., PLANKEN, P. C., MELONI, S., & DIK, J. (2009). “Terahertz imaging of hidden paint layers on canvas”, Optics Express, 17(5): 3407-3416. https://doi.org/10.1364/OE.17.003407
ARTONI, P.; HERRERO-CORTELL, M.; RAÏCH, M.; BERTELLI, P.; PEDRET, A.; CAFÀ, V. (2018) “On Ars Geminis. Fakes, Forgeries and Copies of Medieval and Renaissance Paintings: Scientific Diagnostics for Art History”, Kunsttexte.de, 3: 1-27. https://doi.org/10.18452/19452
CARDINALI, M., DE RUGGIERI, B., FALCUCCI, C. (2002). Diagnostica artistica. Tracce materiali per la storia dell’arte e per la conservazione, Roma: Palombi Editori.
COSENTINO, A. (2015). “Effects of Different Binders on Technical Photography and Infrared Reflectography of 54 Historical Pigments” International Journal of Conservation Science, 6 (3): 287-298. https://chsopensource.org/effects-of-different-binders-on-technical-photography-and-infrared-reflectography-of-54-historical-pigments/
COSENTINO, A. (2013). “A practical guide to panoramic multispectral imaging”, e-conservation Magazine, 25: 64-73. https://www.researchgate.net/publication/259468961_A_practical_guide_to_panoramic_multispectral_imaging
COSENTINO, A. (2014). “Identification of pigments by multispectral imaging; a flowchart method”. Heritage Science, 2 (1), 8: 1-12. https://doi.org/10.1186/2050-7445-2-8
COSENTINO, A. (2016a). “Infrared technical photography for art examination”. e-Preservation Science, 13: 1-6.
COSENTINO, A. (2016b). “Transmittance spectroscopy and transmitted multispectral imaging to map covered paints”. Conservar Património, 24: 37-45. https://doi.org/10.14568/cp2015021
COSENTINO, A. (2016 c). “Type II Super Lattice (T2SL) imaging technology for infrared reflectography of polychrome works of art”. e-conservation Journal, 5: 1-6. https://doi.org/10.18236/econs5.201709
COSENTINO, A., et al. (2014). “Panoramic multispectral imaging: training and case studies”. Belgian Association of conservators Bulletin, 2nd Trimester, 7-11. http://www.brk-aproa.org/uploads/bulletins/BULLETIN%202-14%20kleur.pdf
CUCCI C.; PICOLLO, M.; VERVAT, M. (2012). “Trans-illumination and trans-irradiation with digital cameras: Potentials and limits of two imaging techniques used for the diagnostic investigation of paintings”, Journal of Cultural Heritage, 13: 83-88. https://doi.org/10.1016/j.culher.2011.07.002
KUSHEL, D.A (1985). “Applications of Transmitted Infrared Radiation to the Examination of Artifacts”, Studies in Conservation 30(1): 1-10 . https://doi.org/10.2307/1506127
DAFFARA, C; FONTANA, R.; PEZZATI. (2009). “Infrared Reflectography”, en Scientific Examination for the Investigation of Paintings. A Handbook for Conservator-restorers, (D. Pinna, M. Galeotti, R. Mazzeo, eds.), Firenze: Centro Di.
DAFFARA, C.; MONTI, F.; FONTANA, R.; ARTONI, P.; SALVADORI, O. (2013). “Direct, trans-irradiation and multispectral infrared imaging of a Titian canvas”, AIP Conference Proceedings, 1537, (1): 212-217. https://doi.org/10.1063/1.4809714
DIK, J.; JANSSENS, K.; VAN DER SNICKT, G.; VAN DER LOEFF, L.; RICKERS, K.; COTTE M. (2008). “Visualization of a lost painting by Vincent van Gogh using synchrotron radiation based X-ray fluorescence elemental mapping”, Analytical chemistry, 80 (16): 6436-6442. https://doi.org/10.1021/ac800965g
DUPONT, F. (1977). “Correspondence: transmitted infrared photography”, Studies in Conservation, 22: 42-44.
EL-RIFAI, I.; EZZAT, H.; MAHGOUB, H.; BEBARS, Y.; IDE-EKTESSABI A. (2013). “Artwork digitization and investigation a case study of the loom weaver oil painting by Hosni el-Bannani”, Mediterranean Archaeology and Archaeometry, 13(2): 21-29. https://www.academia.edu/9097059/ARTWORK_DIGITIZATION_AND_INVESTIGATION_A_CASE_STUDY_OF_THE_LOOM_WEAVER_OIL_PAINTING_BY_HOSNI_EL_BANNANI
FUKUNAGA, K.; PICOLLO, M. (2012). “Characterisation of works of art”, Terahertz Spectroscopy and Imaging, Berlin: Springer, 2012: 521-538.
GAVRILOV, D.; IBARRA-CASTANEDO; MAEYA, E.; CRUBE, O.; MALDAGUE, X.; MAEY, R. (2008). Infrared Methods in Noninvasive Inspection of Artwork”, Proceedings of Art’08 – 9th International Conference on Non Destructive Investigations and Microanalysis for the Non Destructive Investigations and Micro-analysis for the Diagnostics and Conservation of the Cultural and Environmental Heritage, Jerusalem, May 2008, 2008, CD-ROM. https://www.ndt.net/article/art2008/papers/040Gavrilov.pdf
HERRERO-CORTELL, M.A.; ARTONI, P., RAÏCH, M., PEDRET, A. PIÑOL, A. (2019). “Luce attraverso il colore: il comportamento di alcuni pigmenti storici nei dipinti su tela in luce trasmessa nel visibile e in infrarosso (TL e IRT)”, en Colore e Colorimetria. Contributi multidisciplinari, vol. XV, (A. Bottoli e V. Marchiafava eds.), 104-111. https://www.academia.edu/41346546/2019_Luce_attraverso_il_colore_il_comportamento_di_alcuni_pigmenti_storici_nei_dipinti_su_tela_in_luce_trasmessa_nel_visibile_e_in_infrarosso_TL_e_IRT_in_Colore_e_Colorimetria_Contributi_multidisciplinari_XVA_a_cura_di_A_Bottoli_e_V_Marchiafava_pp_104_111
HERRERO-CORTELL; M.A.; ARTONI, P.; RAÏCH, M. (2020) “Transmitted light imaging in VIS and IR, in the study of paintings: a brief report on the behavior of the main historical pigments”. Cultura e Scienza del Colore - Color Culture and Science, 12 (02): 79-88. https://jcolore.gruppodelcolore.it/ojs/index.php/CCSJ/article/view/CCSJ.120210
HERRERO-CORTELL, M. A.; RAÏCH, M.; ARTONI, P. (2018). “Multi-band technical imaging in the research of the execution of paintings. The case study of the portrait of Carlos IV, by Francisco de Goya,” Ge-conservación, 14: 5-15. https://doi.org/10.37558/gec.v14i1.583
KUSHEL, Dan A. (1985). “Applications of transmitted infrared radiation to the examination of artifacts”, Studies in Conservation, 30: 1-10. https://doi.org/10.2307/1506127
MARINGER F. “The Infrared examination of paintings”, en Radiation in Art and Archeometry (Creagh, D.C; Bradley. D.A. D, eds.), Elsevier, 2000, 40-55 https://books.google.es/books?id=jhlxNcV6JRQC&pg=PA40&hl=es&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false
MATTEINI, M; MOLES, A. (2001) Ciencia y Restauración. Método de Investigación, Guipúzcoa: Nerea.
MOUTSATSOU, A.; SKAPOULA, D.; DOULGERIDIS, M. (2011). “The contribution of transmitted infrared imaging to non-invasive study of canvas paintings at the National Gallery-Alexandros Soutzos Museum”. e-conservation magazine, 22: 53-61.
POLDI, G.; VILLA, G. C. (2006). Dalla conservazione alla storia dell’arte: riflettografia e analisi non invasive per lo studio dei dipinti. Pisa: Edizioni della Normale.
RHOADS, D.C.; Stanley D.J. (1966). “Transmitted infrared radiation: a simple method for studying sedimentary structures”, Sedimentary petrol, 36: 1144-1149. https://doi.org/10.1306/74D71622-2B21-11D7-8648000102C1865D
RILEY, O. H.; BERGER G. A, (1971). “New developments in the conservation of works of art”, Art Journal, 31: 37-40. https://doi. org/10.1080/00043249.1971.10792967
ROSSI, S. (2018). Giorgione, Sebastiano del Piombo e Tiziano a Venezia: la diagnostica: conoscere per valorizzare. Mantova: Universitas Studiorum.
VERHOEVEN, G. (2008). “Imaging the invisible using modified digital still cameras for straightforward and low-cost archaeological near-infrared photograph”, Journal of Archaeological Science, 35: 3087-3100. https://doi.org/10.1016/j.jas.2008.06.012
VERVAT, M., VIGNA, A., CUCCI, C., PICOLLO, M. (2005). “Il restauro del pascolo a Pietramala di Telemaco Signorini: un esempio di diagnostica su dipinti moderni con impiego della ripresa fotografica in transilluminazione”, Lo stato dell’Arte III: Atti di convegno IGIIC, Palermo, Firenze: Nardini, 84-89.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.