The case of Capogrossi in Rome: criteria and limits in the retouching process of a contemporary mural painting
Resumo
Este artigo aborda os tratamentos de reintegração estudados para uma pintura mural contemporânea, projetada e executada pelo artista italiano Giuseppe Capogrossi em 1954. Essa obra-prima esquecida encontra-se nos tetos da principal escadaria dupla na entrada do Airone, um ex-teatro de cinema em Roma, que foi desenhado e planeado na década de 1950 pelos famosos arquitetos Adalberto Libera, Eugenio Montuori e o engenheiro Leo Calini. Após uma breve introdução baseada na história da conservação do edifício e na própria pintura, serão descritos os critérios e limites no processo de reintegração de uma área de amostra desse mural à base de acetato de polivinilo e altamente degradado (PVAc). Os materiais selecionados no projeto de reintegração, baseados em polímeros naturais e polímeros sintéticos, serão comparados teoricamente entre si e será explicado por que alguns deles podem ser apropriados e eficazes, enquanto outros não podem funcionar cromaticamente neste caso particular.
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