“Grisaille reconstitution” as a colourless visible retouching method: the case of Les Puys d’Amiens, a set of paintings dating from the 16th century
Resumo
Um método inovador de reintegração discernível foi testado com sucesso num conjunto de sete pinturas, as Puys d’Amiens Três das sete pinturas apresentavam grandes lacunas. O desafio foi encontrar uma solução de reintegração que permitisse apresentar todas as sete pinturas juntas, melhorar o entendimento das pinturas danificadas e, ao mesmo tempo, manter a discernibilidade da reintegração. Após várias simulações digitais, as mais promissoras foram testadas nas lacunas da Puy 1518. Com base em arquivos, a solução acordada foi batizada de “reconstituição grisaille” e consiste em reconstituir figuras, contornos e valores da pintura original, enquanto omite propositadamente a restituição das cores. Este método foi realizado nas três pinturas danificadas.
Downloads
Referências
DURAND, G. (2019). Monographie de l’église Notre-Dame, cathédrale d’Amiens. Edition Atlas, 1901- 1903. http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k63272737. (acessed December 15, 2019).
GIUSIANO M (2014). La restauration des tableaux de la confrérie du Puy Notre-Dame, mémoire d’étude de 1ère année 2ème cycle de l’Ecole du Louvre, non published.
NICOLO SALMAZO (de), A.; SPIAZZI, A. M.; TONIOLO, D. (2006). Andrea Mantegna e I Maestri della cappella Ovetari, Milano, Skira.
PICHORE J. (1517). Chants royaux en l’honneur de la Vierge au Puy d’Amiens.1517. Illumination by Jean Pichore, from a manuscript commissioned by Louise de Savoie, duchesse d’Angoulême, régente de France. Bibliothèque nationale de France. Département des Manuscrits. Français 145. https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8426257z/f80.image. [acessed December 15, 2019).
RODRIGUES FERREIRA, C.; PEREIRA, F. A. B.; CANDEIAS, A.; LORENA, M. (2017). « Fernando Mardel, a Portuguese painter-restorer. Retrospective of his retouching work”. In RECH4 Postprints. Official website of IV International Meeting on Retouching of Cultural Heritage. http://rechgroup.pt/postprints.html (acessed December 16, 2019).
SCAILLIEREZ C., (dir) (2017). François 1er et l’art des Pays-Bas. Exhibition catalog: Paris, musée du Louvre, 15 octobre 2017-15 janvier 2018. Paris: Somogy 2017.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.