Retouching and surroundings: tips and tricks for conservation students
Resumo
Desde a publicação da “Teoria do restauro” por Cesare Brandi em 1963, a questão da reintegração cromática ainda suscita debates teóricos entre as partes interessadas. Focando deliberadamente no contexto prático em que a reintegração é realizada e retransmitindo a experiência pessoal como profissional de conservação e restauro e professora, aqui estão algumas ferramentas úteis para melhor realizar essa fase de intervenção: a criação do espaço de trabalho, a escolha da luz, o cuidado com as roupas, a implementação de procedimentos para a proteção da saúde e segurança pessoal e ambiental.
Downloads
Referências
BALDINI, U. (1978). Teoria del restauro e unità di metodologia. Vol. 1. Firenze: Nardini.
BALDINI, U. (1981). Teoria del restauro e unità di metodologia. Vol. 2. Firenze: Nardini.
BRANDI, C. (1977). Teoria del Restauro. Torino: Einaudi.
CASAZZA, O. (1981). Il restauro pittorico nell’unità di metodologia. Firenze: Nardini.
CIATTI, M. (2008). Appunti per un manuale di storia e di teoria del restauro. Dispense per gli studenti, con la collaborazione di Francesca Martusciello. Firenze: Edifir.
GAMBLIN, R. (2020). Introduction to Gamblin Conservation Colors. https://youtu.be/2p_HgtsoR98.
TONINI, F. (2015). Scultura lignea. Tecniche e materiali. Manuale per allievi restauratori. Saonara (PD): Il Prato.
VV.AA. (2004). Lacuna. Riflessioni sulle esperienze dell’Opificio delle Pietre Dure, Atti dei Convegni, Ferrara 7 aprile 2002 e 5 aprile 2003. Firenze: Edifir.
VV.AA. (2014). RECH2 Postprints, 2nd International Meeting on retouching of Cultural Heritage Proceedings. http://rechgroup.pt/postprints.html.
VV.AA. (2014). RECH4 Postprints, 4th International Meeting on retouching of Cultural Heritage Postprints RECH4. Croatia. http://rechgroup.pt/postprints.html
VV.AA. (2015). RECH3 Postprints, 3rd International Meeting on retouching of Cultural Heritage Postprints. http://rechgroup.pt/postprints.html.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.