Image analysis applied to the planning of a canvas painting restoration intervention
Resumo
Neste trabalho, propomos um método de análise digital do estado de conservação de uma tela, a fim de resolver algumas dificuldades relacionadas com a reintegração pictórica de pinturas que apresentam um número excessivo de diferentes lacunas em termos de tamanho e comprimento. O estudo de caso concreto é um óleo sobre tela de pequena dimensão realizado por um artista desconhecido, onde as múltiplas áreas com lacunas se caracterizam por bordos complexos, difíceis de analisar, classificar e de localizar graficamente. Requeriam uma avaliação cuidadosa do método a ser utilizado durante a intervenção de reintegração pictórica. Através do uso de métodos de análise de imagem, extraímos semi-automaticamente o gráfico do estado de conservação, trazendo diferentes propostas operacionais virtuais.
Downloads
Referências
Adobe® Photoshop® CC Help, (Last updated 2/2/2018), pp.361-363, 471- 473. Available at: https://helpx.adobe.com/pdf/photoshop_reference.pdf, [accessed 29/06/2020].
ALTHOFER H. (2002). La questione del ritocco nel restauro pittorico. Padova: Il Prato Editore.
AMURA A. et al. (2020). "Color Segmentation and Neural Networks for Automatic Graphic Relief of the State of Conservation of Artworks.” Color Culture and Science Journal 12(2): 07–15. http://jcolore.gruppodelcolore.it/ojs/index.php/CCSJ/article/view/CCSJ.120201 (September 16, 2020).
ARTHUR, D. and VASSILVITSKII S. (2007). “K-means++: The Advantages of Careful Seeding”, in SODA ‘07: Proceedings of the Eighteenth Annual ACM-SIAM Symposium on Discrete Algorithms. New Orleans, LA. pp. 1027–1035.
BASILE, G. (2008). La storia del restauro dell’Annunciazione di Antonello da Messina. Available at: http://www.giuseppebasile.org/restauri/l-annunciazione-di-antonello-da-messina/1-la-storia-del-restauro-dell-annunciazione-di-antonello-da-messina, [accessed 29/06/2020].
BENNARDI D., FURFERI R. (2007). Il restauro Virtuale, tra ideologia e metodologia. Firenze: Edifir Editore.
BIAGI MAINO D., MAINO G. (2017). Principi e applicazioni del restauro virtuale. Collana: Studi Storia e Teoria del Restauro n°29.Firenze: Edifir Edizioni.
HEIBER, W. (2002). Thread-by-thread tear mending workshop, in Painting section Conservation News, 77: 38-39.
BRACCO, P. et al., (2002). “Caravaggio: l’incoronazione di spine’ e il suo doppio”, in OPD Restauro, 14: 13-42, https://www.jstor.org/stable/24395142.
BRANDI C. (1977). Teoria del Restauro. Torino: Enaudi editore.
GONZALEZ R.C., WOODS R.E. (2012). Elaborazione delle immagini digitali. (III ed.). Pavia: Pearson Pavia Bruno Mondadori S.p.A.
HENRIQUES, F., GONÇALVES A. (2010). “Analysis of lacunae and retouching areas in panel paintings using landscape metrics” in: Digital Heritage: Third International Euro-Mediterranean Conference, 99-109.
KUNZELMAN, D. et al. (2010). “Immaginare il restauro: l’integrità pittorica del dipinto visualizzata grazie al ritocco virtuale” in Le fasi finali nel restauro delle opere policrome mobili, Atti del congresso internazionale “Colore e Conservazione”, Materiali e metodi nel restauro delle opere policrome mobili, Trento 19- 20/11/2010, CESMAR7, Il prato, 137-144.
McANDREW A. (2004). “An introduction to digital image processing with MatLab”, Notes for scm2511 image processing, School of Computer Science and Mathematics, Victoria University of Technology, 264 (1). Available at: http://www.math.hkbu.edu.hk/~zeng/Teaching/math3615/ls.pdf, [accessed 29/06/2020].
PROTIERE A. and SAPIRO G. (2007). “Interactive Image Segmentation via Adaptive Weighted Distances” in IEEE Transactions on Image Processing, 16 (4): 1046-1057, https://doi.org/10.1109/TIP.2007.891796.
SACCO, F. (2002). “Sistematica della documentazione e progetto di restauro”, Bollettino ICR, N.S. 4(1): 28-54.
STANCO F. et al. (2011). Digital Imaging for Cultural Heritage Preservation: Analysis, Restoration and Reconstruction of Ancient Artworks. CRC Press.
THE MATHWORKS. (2019). Image Processing Toolbox™ User’s Guide, R2019b, © COPYRIGHT 1993–2019 by The MathWorks, Inc., 13-136.
TONAZZINI, A. et al. (2019). “Analytical and mathematical methods for revealing hidden details in ancient manuscripts and paintings” in Journal of Advanced Research, 17: 31-42, https://doi.org/10.1016/j.jare.2019.01.003.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.