Los acabados arquitectónicos del claustro del Templete de Bramante en Roma. Aproximación a su estudio mediante el sistema de ordenación del color Munsell
Resumo
O estudo da cor original que compõe os edifícios ou conjuntos patrimoniais é uma tarefa necessária para conhecer as unidades estratigráficas que se sucederam na história do bem, ajudando a definir a envolvente histórica. Apesar de terem sido realizados no nosso país vários trabalhos sobre este assunto, continua a ser necessária a incorporação deste tipo de estudos nas obras de conservação do património edificado. Por esta razão, realizou-se uma série de leituras cromáticas nas paredes do claustro do Templete de Bramante em Roma usando um atlas Munsell, a fim de determinar as camadas, sequências e tons aplicados ao longo dos séculos. Os resultados mostram uma paleta de tons quentes composta de amarelos, verdes, ocre e vermelhos. Este trabalho visa valorizar e preservar os acabamentos arquitetónicos, tendo como referência as paredes do pátio do Templete de Bramante.
Downloads
Referências
ARMENTA, C. (2014). Estudio del color: Carrera del Darro de Granada. Granada: Universidad de Granada.
BERMÚDEZ-CORONEL, F.; RUIZ DEL PORTAL, M. (2000). Estudio estratigráfico de enlucidos. PH: Boletín del Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico. 133 - 130. Año nº 8, 33.
BOSCH, I. (2014). Proyecto básico y de ejecución y estudio de seguridad y salud de las obras de Consolidación y Restauración de la Cubierta de la Iglesia de San Pietro in Montorio en Roma. Roma, Biblioteca de la Real Academia de España en Roma.
BOSCH, I., ROIG, P., et al. (2010). Informe del Estado de Conservación de la Iglesia de San Pietro in Montorio, de Roma. Roma, Biblioteca de la Real Academia de Eespaña en Roma.
BOSCH, I., ROIG, P., SALVADOR, N., MARCENAC, V. (2010). “La iglesia de San Pietro in Montorio di Roma. Actuaciones para su permanencia”. En: Arché. Publicación del Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio de la UPV. Núms. 4 y 5, pp. 295 - 302.
BRINO, G. (1987). Colore e città. I colori di Torino 1801-1863. Milano: Idea Books Edizioni.
BRINO, G. (1985 a). I colori del Piemonte. Contributo alla formazione di una banca dei dati. Torino: Regione Piemonte.
BRINO, G. (1985 b). Il piano del colore di Saluzzo. Torino: Grupo Editoriale forma.
BUENO, A. (1985). Proyecto de Rehabilitación de Diversos Espacios en la RAER. Roma, Biblioteca de la Real Academia de España en Roma.
CANALDA, S. (2019). Francisco de Asís en San Pietro in Montorio. Los frescos de la Real Academia de España. Madrid: Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación - AECID.
CANTATORE, F. (2017). Il Tempietto di Bramante del Monasterio di San Pietro in Montorio. Roma: Edizione Quasar - AECID.
COLLADO, F., MEDINA, V., GARCÍA, A. (2007). Metodología de estudio cromático de acabados arquitectónicos. Aplicación en la ciudad de Granada. Granada: Universidad de Granada.
COLLADO, F., MEDINA, V., HERNÁNDEZ, A. (2004). El estudio cromático como examen previo y medio de control en el proceso de recuperación del color urbano. En III Congreso del Grupo Español del IIC. Pp. 265-278.
DÍAZ-RAMOS, I. (2020). “El color del patrimonio urbano edificado. Aproximación a su estudio”. En XV Coloquio de Geografía Urbana. Las Palmas: Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.
GARCÍA, A., LLOPIS, J., TORRES, A., VILLAPLANA, R. (2012). El color de Valencia. El centro histórico. Valencia: Excelentísimo Ayuntamiento de Valencia, Generalitat Valenciana.
GARCÍA, A., LLOPIS, J. (2010). Estudio histórico del color del Centro Histórico de Ontiyent. Valencia: Ajuntament d’Ontiyent.
INTERNATIONAL COUNCIL ON MONUMENTS AND SITES (1994). The Nara Document on Authenticity. Nara: UNESCO, ICCROM and ICOMOS.
JIMÉNEZ, A. (2013). “La Academia de España en Roma, antiguo convento de San Pietro in Montorio. Imágenes de su evolución arquitectónica y paisajística”. En: EGA Expresión Gráfica Arquitectónica, [S.I.], n 22, p. 224-233, nov. 2013. ISSN 2254-6103. Disponible en: https://polipapers.upv.es/index.php/EGA/article/view/1301. [Consulta: 23/10/2019] https://doi.org/10.4995/ega.2013.1301
MUNSELL COLOR COMPANY (1970). Munsell Book of Color. Baltimore, United States : Munsell Color Company.
PELÁEZ, J. (1992). Memoria Anteproyecto de Plan Director de la Academia de Bellas Artes en Roma. Roma, Biblioteca de la Real Academia de España en Roma.
PELÁEZ, J. (2003). Restauración puntual de Fábricas en el Claustro del Tempietto. Notificaciones oficiales y Estudio de Seguridad y Salud. Roma, Biblioteca de la RAER.
PELÁEZ, J., FRECHILLA, J. (2002 a). Anteproyecto de Plan Director RAER. Roma, Biblioteca de la Real Academia de España en Roma.
PELÁEZ, J., FRECHILLA, J. (2002 b). Actualización y Ampliación del Plan Director RAER. Roma, Biblioteca de la Real Academia de España en Roma.
PELÁEZ, J., FRECHILLA, J. (2001). Avance de Anteproyecto de Plan Director RAER. Roma, Biblioteca de la Real Academia de España en Roma.
SANCHO RODA, J., CAPPONI, S. (1998). Proyecto de Restauración del Tempietto de Bramante. Roma, Biblioteca de la Real Academia de España en Roma.
SANCHO RODA, J., SANCHEZ BARRIGA, A. (1997-1999). Memoria Final Obras de Emergencia Previas a la Restauración del Tempietto. Roma, Biblioteca de la Real Academia de España en Roma.
WEYER, A., ROIG, P., POP, D., CASSAR, J., ÖZKÖSE, J., SRŠA, I. (2016). EwaGlos. European Illustrated Glossary of conservation terms for wall paintings and architectural surfaces. Petersberg, Germany: Michael Imhof Verlag.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.