Estudio de las decoraciones murales ocultas del Teatro Italia, en Gualeguay (Entre Ríos, Argentina)
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar a decoração das paredes da sala do Teatro Itália. Partindo de várias hipóteses que formulam a existência de desenhos antigos sob os revestimentos modernos, simples e despojados que podem ser observados hoje, e aplicando várias metodologias de processamento e análise de imagens, podemos confirmar essas indicações. Os resultados permitiram desenvolver uma reconstrução digital virtual de alguns dos possíveis momentos histórico-estéticos. Através desta técnica podemos interpretar o aspeto deste bem cultural, de forma virtual e antecipada, tendo em vista uma eventual proposta de conservação e restauro. Cabe destacar que esses estudos fazem parte de um projeto maior, ainda em curso, que investiga cinco teatros líricos argentinos e os seus contextos, articulados em torno do eixo fluvial do rio Paraná. Este projeto, abordado a partir de várias dimensões materiais e simbólicas, visa reunir um conjunto de instrumentos analíticos para a sua preservação, conservação e restauro.
Downloads
Referências
BERNASCONI, A (2017). Las ambigüedades de un teatro de ópera. El caso de Gualeguay, Academia Nacional de la Historia.
BRUQUETAS GALÁN, R. (2002). Técnicas y materiales de la pintura española en los Siglos de Oro. Ed. Fundación de Apoyo a la Historia del Arte Hispánico.
CENNINO, C. (2002). El libro del arte, Akal, Madrid.
CUCHY, J. (1908). Manual del pintor decorador. Barcelona- Buenos Aires: Sucesores de M.Soler
FERRETERÍA FRANCESA (1939). Catálogo Ilustrado de la Sección Herramientas. Buenos Aires: Estrabou y Cía.
GOMBRICH, E.H. (1999). (1979). El Sentido del Orden. Estudio sobre la psicología de las artes decorativas. Madrid: Debate.
HALL, K. (1994). Decorative Stencilling. London: Merehurst.
HOWELL, K. (2014). Victorian and Edwardian Stencilled Decoration. https://www.buildingconservation.com/articles/stencilled-decoration/stencilled-decoration.htm [12/2018].
LEHNERT, G. (1933). Las Artes Industriales. Barcelona: Editorial Labor.
LOPEZ CODA, P. (1998). Artes Aplicadas a la Arquitectura. Los Estarcidos en Buenos Aires. http://www.iaa.fadu.uba.ar/publicaciones/critica/0089 [12/2018].
LUFT, P.F. (1948). La pintura y su aplicación. Buenos Aires: Ediciones Librería del Colegio.
MARCONI, E. (2012). American Decorative Stenciling: 1840 to 1940. Columbia University. https://academiccommons.columbia.edu/doi/10.7916/D8DN4C8Z/download [12/2018].
MAULE, M. (1991). Decorative Stencils for Interior Design. London: Studio Vista.
MAYER, F. (1849). A Handbook Of Ornament. New York: The Architectural Book Publishing Company. ttps://archive.org/details/handbookoforname00meye/page/n6
MORA P. MORA L. & PHILIPPOT, P. (1999). La conservazione delle pitture murali, Bologna, Compositori,
MORA, P. e L. (1984). “Le Superfici Architettoniche, Materiale e Colore. Note ed esperienze per un approccio al problema del restauro”, Bolletino D’Arte. Ministero per i Beni e le Attivita Culturali, 6:17-24.
MORENO RICHTER, G. (1949). Pintura y Decoración de Casas. Buenos Aires: Klug, Marchino y Cía. Editorial Pan América.
PERIÓDICO EL DEBATE. Gualeguay, Entre Ríos.
RALLO GRUSS, C. (1999). Aportaciones a la técnica y estilística de la Pintura Mural en Castilla a final de la Edad Media. Tradición e Influencia Islámica. Vol I. UCM.
RIEGL, A. (2008). El culto moderno a los monumentos. Madrid: La Balsa de la Medusa.
SAULINO, D. y otros. (2008). Imágenes de lo Invisible. Adquisición y Análisis de Imágenes Infrarrojas, en Eadem Utraque Europa [La misma y la otra Europa] Vol 7. Miño y Dávila editores.
VALLEJO, F.J. (1953). Pinturas y Barnices. Buenos Aires: Klug, Marchino & Cía. Editorial Pan América.
VICO, H. (1976). Historia de Gualeguay. Desde sus orígenes hasta 1910. Santa Fe, Argentina: Librería y Editorial Colmegna S.A.
VICO, H. (1976). Historia de Gualeguay. 1910- 1940. Santa Fe, Argentina: Librería y Editorial Colmegna S.A
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.