Passos de Rua: invisibles cenarios religiosos urbanos en Minas Gerais – Brasil
Resumo
El objecto de esta investigación son los cultuados “Passos de Rua” que representan la Pasión de Cristo y poseen capillas propias en los tejidos urbanos de las primeras aglomeraciones de la Minas colonial. Estudiamos los Passos de las ciudades cercanas de Tiradentes y São João del Rei, fundadas por las respectivas Irmandades del Senhor dos Passos, en el siglo XVIII. Fueran seleccionados por poseer riqueza de detalles en sus representaciones arquitectónicas/artísticas e ser implantados en lugares privilegiados em el medio urbano y, principalmente, por poseer devoción ininterrumpida, desde su fundación hasta hoy. Ellos son elementos invisibles en la mayor parte del año, pues se utilizan solamente en el período de la Cuaresma y Semana Santa, durante las procesiones de la Vía Crucis, Domingo dos Passos y Encontro. En esa investigación los despojamos.
Downloads
Referências
ÁVILA A. C.; GONTIJO J. M. M.; MACHADO R. G. (1996). CD-ROM, Barroco Mineiro: glossário de arquitetura e ornamentação, Editora da Fundação João Pinheiro, Rio de Janeiro.
BOSCHI, C. C. (1986). Os leigos e o poder: Irmandades leigas e política colonizadora em Minas Gerais, Editora Ática, São Paulo.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. (1982). CD-ROM, Circuito do Ouro Campos das Vertentes: diretrizes para o desenvolvimento da estrutura urbana, Editora da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte.
GAIO SOBRINHO, A. (2000). História da educação em São João del Rei, Editora Do Autor, São João del Rei.
GOMES, M. H.; CRUZ; S. L. de S. (2015). Glossário do Patrimônio de Tiradentes, Editora do Instituto e Geográfico de Tiradentes, Tiradentes.
JUSTINIANO, F. A. de S. (2016). ‘As imagens da paixão de Cristo da procissão do triunfo, das veneráveis Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo no Brasil e seus antecedentes portugueses’, Tese de doutoramento Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa.
MARX, M. (1989). Nosso chão: do sagrado ao Profano, Editora EDUSP, São Paulo.
PEREZ, L. F. (2011). Festa, religião e cidade: corpo e alma do Brasil, Editora Medianiz, Porto Alegre.
RUGENDAS, J. M. (1802-1858). Viagem pitoresca através do Brasil, gravura 68, Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon94994/icon94994_047.jpg. [consulta: 11/04/2017].
TAUNAY, A. de E. (2003). São Paulo nos Primeiros Anos 1554-1601, Editora Paz e Terra, São Paulo.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.