Lagunas en la policromía: ¿hasta dónde reintegrarlas?

  • Soraia Goncalves Escola de Belas Artes-EBA, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
  • Maria Regina Emery Quites Escola de Belas Artes-EBA, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
Palavras-chave: escultura policromada, lagunas, criterios, metodología, reintegración cromática

Resumo

Este trabalho faz a revisão da literatura e reflexão teórica, específica sobre lacunas de policromia, abordando Philippot (1970, 1971), Taubert (1970), Ballestrem (1971), Serck- Dewaide (2002, 2007) Depuydt (2007), Bailão (2015) e Proyeto Coremans (2017). Dialogando com a teoria apresentamos o estudo de caso da escultura de Nossa Senhora da Conceição, Minas Gerais, Brasil, cuja discussão abarca a lacuna de policromia em seu caráter qualitativo e quantitativo, funções da imagem religiosa, valores, contextos, legibilidade, fruição estética na visão retabular, bem como, seu valor de documento/antiguidade. Realizamos a interpretação crítica das lacunas de policromia em consenso/equilíbrio com o tratamento do suporte. Nosso patrimônio cultural tem um grande acervo de arte escultórica religiosa católica, cuja cronologia se inicia nos séculos XVI e XVII no litoral, e em Minas Gerais, tem seu auge nos séculos XVIII e XIX. Devemos relativizar a especificidade do contexto brasileiro, quando refletimos sobre a preservação da nossa memória.

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Biografias Autor

Soraia Goncalves, Escola de Belas Artes-EBA, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Soraia Goncalves: Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, da EBA/UFMG (2017) e graduação em Artes Plásticas-bacharelado pela Escola Guignard-Universidade do Estado de Minas Gerais (2009).

Maria Regina Emery Quites, Escola de Belas Artes-EBA, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Maria Regina Emery Quites: Pós-doutoramento Universidade de São Paulo-USP (2016), doutorado Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Especialização em Conservação-Restauração (1990) e Mestrado (1997) no Programa de Pós-Graduação - Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora Associada da EBA/DAPL/CECOR. Coordenadora do Curso de Graduação em Conservação-Restauração da EBA/UFMG (2008 a 2011). Membro do Programa de Pós-Graduação da EBA/UFMG, e do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira- CEIB. 
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1943960329335593

Referências

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Publicado
2019-06-27
Como Citar
Goncalves, S., & Emery Quites, M. R. (2019). Lagunas en la policromía: ¿hasta dónde reintegrarlas?. Ge-Conservacion, 15, 89-97. https://doi.org/10.37558/gec.v15i0.611
Secção
Suplemento