As três dimensões da cor na reintegração cromática diferenciada: a importância da luminosidade

  • Ana Braamcamp de Figueiredo
  • Salomé de Carvalho
Palavras-chave: reintegração cromática, lacuna, tonalidade, luminosidade, saturação, forma, textura

Resumo

A reintegração cromática diferenciada tem por objetivo a redução da perceção da lacuna como figura, e sobre esteprincípio basilar pretendemos, mediante os fenómenos de perceção, analisar as três dimensões da cor (tonalidade, saturaçãoe luminosidade) e o seu impacto na reintegração cromática. Primeiramente é fundamental refletir sobre a natureza da próprialacuna, e desta forma caracterizar as problemáticas que coloca, analisar as propostas pré-existentes e definir os contornos demetodologia através da experimentação prática. Neste ensaio académico, utilizaram-se ferramentas informáticas de tratamentode imagem, com o objetivo de experimentar e aferir qual (ou quais) as variáveis mais relevantes para a reintegração cromática,dando-se especial atenção à luminosidade como um fator relevante na reintegração cromática, podendo ser utilizada comoferramenta de avaliação de uma reintegração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Braamcamp de Figueiredo
Licenciada em Conservação e Restauro pela Universidade Católica Portuguesa desde 2012. Atualmente, é mestranda em Conservação e Restauro de Bens Culturais – especialização em pintura – na mesma universidade.
Salomé de Carvalho
Doutorada em Conservação e Restauro pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (2013), onde concluiu também licenciatura (2006). É docente convidada, investigadora integrada do CITAR, e membro do conselho de redação da Revista ECR – Estudos de Conservação e Restauro, na mesma instituição. Bolseira de investigação Laboratório José de Figueiredo / FCT / Museu Nacional de Soares dos Reis desde 2011.
Publicado
2016-07-03
Como Citar
Braamcamp de Figueiredo, A., & de Carvalho, S. (2016). As três dimensões da cor na reintegração cromática diferenciada: a importância da luminosidade. Ge-Conservacion, 9. https://doi.org/10.37558/gec.v9i0.319
Secção
Artículos