Estudio material de la obra “Chacareros” de Antonio Berni. Problemáticas de un soporte atípico
Resumo
Alrededor de 1930 el pintor argentino Antonio Berni desarrolla el “Nuevo Realismo”. Dentro de esta corriente ejecuta grandes composiciones, con grupos de campesinos y obreros como la obra que aquí presentamos: “Chacareros” (1935). El soporte está constituido por la unión de varias telas de arpillera precedentes de sacos de azúcar cosidas entre sí. Su elección no fue una anécdota, sino la búsqueda consciente de un recurso expresivo. El importante deterioro de las fibras, ponía en riesgo la supervivencia de esta pintura, por lo que una intervención se hacía necesaria. El presente trabajo muestra el tratamiento de restauración de “Chacareros”. Este se realizó atendiendo al difícil problema de un soporte atípico y las exigencias de historicidad que el mismo imponía. Este proyecto ha dado también la oportunidad de examinar esta obra emblemática de la pintura argentina del siglo XX, e iniciar así, por primera vez, las investigaciones científico-técnicas para caracterizar los materiales y las técnicas pictóricas de Berni.
Downloads
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.