Primeiros passos de maturidade a caminho da reintegração cromática diferenciada em pintura de cavalete em Portugal

  • Ana Bailão Conservadora-restauradora em Pintura de cavalete. Doutoranda na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Obtenção do grau de Mestre com o tema “Metodologia e técnicas da reintegração cromática em pintura de cavalete” pela mesma instituição. Licenciatura pré-Bolonha, pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT).
  • Frederico Henriques Conservador-restaurador, doutorando em Conservação de Pintura na Universidade Católica Portuguesa (UCP) em colaboração com o Dep. Eng. Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico (IST). Investigador do Centro de Investigação de Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR).
  • Madalena Cabral Licenciatura em História de Arte, Universidade de Lisboa. Concluiu recentemente o Curso de Especialização Tecnológica em Conservação e Restauro de Pintura sobre Madeira (IAO). Realizou no estágio curricular um estudo intitulado O contributo das Intervenções de Abel de Moura
  • Alexandre Gonçalves Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico (IST). Doutorado em Engenharia do Território pelo IST

Resumo

El objetivo de este trabajo es analizar y contextualizar la reintegración cromática diferenciada en la pintura de caballete durante el siglo XX en Portugal. Se trata de un estudio de los criterios con base en las actividades de reintegración cromática llevadas a cabo por Abel de Moura y Fernando Mardel en dos paneles de pinturas sobre madera: el tríptico de "Pietá com dois Santos", perteneciente a lo Museu de Artes Decorativas Portuguesas, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS) y el tríptico de la Iglesia de “Encarnação”, en la actualidad en el Museo de Arte Sacro en Funchal. El área reintegrada es valorada mediante el uso de sistemas de información geográfica.

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Publicado
2011-09-08
Como Citar
Bailão, A., Henriques, F., Cabral, M., & Gonçalves, A. (2011). Primeiros passos de maturidade a caminho da reintegração cromática diferenciada em pintura de cavalete em Portugal. Ge-Conservacion, 1, 127-141. https://doi.org/10.37558/gec.v1i1.16
Secção
Artículos