Património industrial na Índia: desafios e obstáculos na sua identificação, proteção e gestão
Resumo
Este artigo explora o conceito de Património Industrial e a sua relevância no contexto indiano. A conservação na Índia apresenta desafios únicos que resultam de um quadro de proteção limitado, da complexidade dos recursos patrimoniais e de uma sensibilização e prioridade limitadas. As principais questões com que se confronta a preservação dos sítios do Património Industrial na Índia estão relacionadas com a sua falta de identificação como recurso cultural e com a falta de sensibilização das comunidades locais devido à sua perceção e atitudes em relação a este. Mas a questão continua a ser como sensibilizar a opinião pública para a necessidade de preservar e promover o nosso património industrial de uma forma holística, para a sua conservação como um legado cultural e como parte das nossas identidades neste mundo globalizado. Este artigo explora os desafios da documentação, proteção, restauro e gestão dos sítios de Património Industrial na Índia, com base na experiência pessoal dos últimos 27 anos na tentativa de os conservar.
Downloads
Referências
D’MONTE, D. (2005). Ripping the Fabric: The decline of Mumbai and its Mills. New Delhi: Oxford University Press.
D’MONTE, D. (2007). Mills for Sale, The Way Ahead. Mumbai: Marg Foundation.
FARNIE D.A. and HENDERSON W.O. eds, (1999). Industry & Innovation: Selected Essays by W.H. Chaloner. London: Frank Cass. (99-120)
GUPTA, D. (2004). “The state of Industrial Heritage in India”. TICCIH Bulletin [Summer] 25: 1-8. Available at https://ticcih.org/wp-content/uploads/2013/04/B25.pdf. (accessed on 25.5.23)
INTACH. (2020). State of Built Heritage In India: case of the unprotected. New Delhi: INTACH.
JOSHI, M. (2017), “An introduction to Industrial Heritage in India and the inventory of Industrial Heritage of India”. In: Industrial Heritage in India: Knowledge Condition and Significance Seminar. New Delhi, ICOMOS India & TICCIH Sweden. 4-7. https://smartnet.niua.org/content/fe889cb5-ae00-47a7-8a10-6fda1b211d6c
KRISHNAN, S. (2005). “Of Cogs and Wheels, of Mills and Machines”, Art India, Heritage Issues, X (2): 35-37. https://www.artindiamag.com/wp-content/themes/art-india/archives-files/2005/Vol-10-Issue-2/mobile/index.html (accessed on: 28.5.2023)
TIPNIS, A and SINGH, M. (2021). “Defining Industrial Heritage in the Indian Context”, Journal of Heritage Management, 6 (2): 120-139.
YADAV, K. (2006). ‘When Industry is Heritage’, The Financial Express (daily newspaper) 23rd April, New Delhi Edition.
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.