Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A proposta não foi publicada previamente nem foi apresentada noutra revista (ou foi providenciada alguma explicação ao editor, em Comentários)
  • O ficheiro enviado está em formato Microsoft Office Word® (*.doc).
  • Acrescentaram-se as direcções Web y DOI para as referências, quando tal foi possível.


  • A fonte do texto é Garamond com espaçamento simples e justificado; início dos parágrafos sem avanço; um espaçamento de 12 pontos entre parágrafos; todas as páginas devem estar numeradas; todas as ilustrações, figuras e tabelas estão dentro do texto no local que lhes corresponde e não no final do mesmo; usa-se itálico em vez de sublinhado (com excepção das direcções URL).
  • O texto está de acordo com os requisitos bibliográficos e de estilo indicados nas Normas para autoras/es, que se podem encontrar em Acerca da revista.
  • Se está a enviar a uma secção da revista que aprecia por pares, tem que se assegurar que as instruções em Assegurando uma revisão às cegas, foram seguidas.
  • Os originais enviados fazem uso adequado da linguagem inclusiva de acordo com o Relatório da Real Academia Espanhola sobre Linguagem Inclusiva: https://www.rae.es/sites/default/files/Informe_lenguaje_inclusivo.pdf.
  • Os originais enviados informam adequadamente se os dados de origem da pesquisa levam em consideração o sexo, de forma a permitir a identificação de possíveis diferenças de acordo com as propostas da Comissão Europeia em "El género en la investigación": https://op.europa.eu/es/publication-detail/-/publication/c86c598f-8ae0-4aa1-bbcd-92134bbdfb0c.

Instruções para Autores

Ge-Conservacion é de acesso aberto e gratuito para autores e leitores

Podem ser enviados à Ge-Conservación artigos para serem publicados, relacionados com a conservação e restauro do Património Cultural que apresentem:

  • resultados de investigações académicas originais em qualquer área do conhecimento relacionada com a conservação do Património Cultural.
  • artigos sobre intervenções de conservação e restauro com pertinência sobre o significado cultural do próprio bem, sobre os resultados obtidos ou sobre a novidade das propostas metodológicas
  • artigos de opinião sobre aspectos teóricos da conservação e restauro do Património Cultural

No caso de um trabalho de investigação, será apresentada a finalidade, os objectivos, o problema de investigação, a sua importância, a situação actual do tema a estudar, a metodologia, os resultados e discussão e a bibliografia actualizada. Se tiver origem em projectos financiados, a menção deverá ser feita no final do texto.

No caso de uma intervenção de conservação e restauro, será apresentada a descrição do bem, a finalidade e objectivos da intervenção, a sua importância, os antecedentes, a metodologia aplicada, os resultados e a bibliografia.

As colaborações submetidas para publicação devem ser inéditas e, portanto, não devem ter sido previamente publicadas ou estar a aguardar publicação ou ter sido submetidas noutro local. Qualquer outra situação deve ser sinalizada e devidamente referenciada pelos Autores e será analisada pelos Editores, caso a caso, com o objectivo último de garantir a transparência e salvaguardar a originalidade do artigo. O não cumprimento destes princípios constitui fundamento para a rejeição de um manuscrito.

Um Comité Cientifico externo à revista fará a avaliação dos artigos por pares. A aprovação ou recusa do artigo e, quando necessário, as sugestões de alteração do conteúdo, serão comunicadas por correio electrónico, aos autores.

A apresentação dos textos será corrigida pelo Conselho de Redacção. Os autores poderão rever as correcções de acordo com os prazos estipulados no programa.

Taxa de aceitação 46,24 % (2023)

Média de dias para decisão editorial inicial 32 (2023)

Média de dias para aceitação 127 (2023)

Linguagem do artigo. O envio é feito em um dos seguintes idiomas aceitos: espanhol, inglês o portugues. Os textos devem ter título e resumo em espanhol e inglês e, se forem escritos em português também devem ser acompanhados de título e resumo nesse mesmo idioma.

Ge-Conservación não se responsabiliza pela informação existente nos artigos nem se identifica, necessariamente, com ela.

Os autores devem preparar os originais de acordo com o guião que se apresenta, de seguida:

  1. Apresentação de originais.

Os autores devem enviar o artigo em versão digital, registando-se na página Web da revista. https://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/user/register

Os idiomas empregues são o castelhano, o português ou o inglês, embora se possam admitir artigos noutras línguas, segundo critério do Conselho de Redacção, para cada caso.

O nome do arquivo do texto é baseado no nome do autor, que deverá providenciar uma lista de todos os arquivos enviados.

A quantidade máxima de palavras permitidas por artigo é de 6000 (incluindo bibliografia, etc.).

Será utilizado o formato Microsoft Office Word® (*.doc). Fonte: Garamond: espaçamento simples, justificado, início dos parágrafos sem avanço. Um espaço de 12 pontos entre parágrafos. Todas as páginas devem estar numeradas.

Os manuscritos devem incluir:

  • Título: este deve ser curto. Os títulos, excessivamente, compridos poderão ser corrigidos. Tamanho de letra: 14 pontos.
  • Nome do autor/autores debaixo do título e que inclua o nome completo e e-mail e o número ORCID, se disponível. Tamanho de letra: 11 pontos.
  • Resumo/Abstract: o corpo do texto deve estar precedido por um resumo, entre 100 a 150 palavras, em espanhol e inglês, independentemente, do idioma que tenha sido escolhido para a redacção do artigo. Tamanho de letra: 10 pontos.
  • Palavras-chave: de 4 a 8 palavras-chave, em letras minúsculas, debaixo do resumo, em espanhol e inglês. Estas palavras devem descrever os pontos mais importantes do texto, tais como o tema principal (e.g. conservação), os materiais investigados, a metodologia empregue, etc. Estas palavras-chave, também, podem ser termos compostos (e.g. conservação preventiva). Tamanho de letra: 10 pontos.
  • O texto: Tamanho de letra: 11 pontos. Títulos: negrito, 11 pontos.
  • Notas: Não utilizar o sistema automático do programa. Devem ser inseridas no texto através de letras acima do texto1 . As notas ou referências devem estar no fim do texto, antes da bibliografia e ser numeradas arabicamente, de forma consecutiva. Tamanho de letra: 10 pontos.
  • Bibliografia: Tamanho de letra: 10 pontos
  • Breve curriculum dos autores que inclua direcção e e-mail. Tamanho de letra: 10 pontos.
  • Lista de legendas de figuras, tabelas ou gráficos que incluam os créditos de que se tenham obtido as autorizações de reprodução. Tamanho de letra: 10 pontos.

2.  Imagens e tabelas

São admitidas até um máximo de 10 imagens: figuras, gráficos, etc. Deve ser indicada a sua localização no texto principal através de uma referência entre parêntesis rectos, numerados sequencialmente: [figura 1], [figura 2], [tabela 1], etc. As que estão em modo link (para as quais não há um limite estabelecido), devem ser indicadas entre parêntesis rectos [www.ge-iic.com].

As imagens são enviadas em formato JPEG e com qualidade suficiente para permitir a sua publicação Web (200 pps). O autor poderá enviar as imagens intercaladas no texto ou em arquivos independentes, identificados com o nome do autor. Em todos os casos, têm que ser acompanhados por um arquivo em formato Microsoft Office Word® com o índice de figuras e as respectivas legendas.

3.  Autorizações

É da responsabilidade do autor a obtenção de todas as autorizações para a reprodução do material com copyright que irá aparecer na publicação. Isto inclui, quer as fotografias, quer as tabelas e ilustrações já publicadas.

Os autores têm a responsabilidade de solicitar as autorizações de reprodução. As cópias destas autorizações são entregues com o texto.

4.  Citações e referências bibliográficas

As referências devem figurar como notas no final do texto (numeração de superindice) apenas quando for necessário incluir um texto adicional, mas no caso de referências sem comentário, segue-se o sistema Harvard de citação bibliográfica: inseridas no texto, entre parêntesis curvos, usando apelido autor/editor, separado do ano de publicação por um espaço, dois pontos e nº da página. No caso em que se citam vários autores, estes aparecem dentro do mesmo parêntesis, por ordem cronológica, separados por ponto e vírgula. Exemplos:

... Sánchez (1981)

(Smith 1976: 81)

(Moreno e López 1970: 27)

(Gómez 2003; Valcárcel 1999)

Quando se citam trabalhos do mesmo autor publicados no mesmo ano, estes são distinguidos por uma letra minúscula:

(Thompson 1997 a: 12)

(Thompson 1997 b: 135)

As referências bibliográficas devem constar no final do artigo, depois das notas, por ordem alfabética de autor. Devem conter todas as obras citadas no artigo.

Referência a livros, catálogos e monografias:

É colocado o apelido do autor em maiúsculas, as iniciais do nome, o ano de publicação (seguido do ano da primeira edição, se houver mais do que uma), o título (em itálico), a cidade e a editora:

SARABIA VIEJO, Mª J. (1994). La grana y el añil. Técnicas tintóreas en México y América central. Sevilla: Escuela de Estudios Hispanoamericanos.

Quando são citadas duas ou mais publicações do mesmo autor, estas serão ordenadas, cronologicamente. Quando são mais de três autores, utiliza-se - et. al. - depois do terceiro nome.

Referência a um artigo de publicação periódica:

O título aparece entre aspas e o da revista, em itálico. A seguir, é indicado o volume e as páginas, separados por dois pontos:

CATURLA, M.L. (1968-69). “Documentos en torno a Vicente Carducho”, Arte Español, 26: 45-219.

Referência a um capítulo de um livro:

QUEREJAZU, P. (1995). “La escultura en el virreinato del Perú y la audiencia de Charcas”. En Pintura, escultura y artes útiles en Íbero América, 1500-1825, Gutiérrez, R. (coord.). Madrid: Cátedra, 257-170.

Referência a um congresso:

GRAMATKE, C. (2005). “Aproximación a las fuentes del saber pictórico del siglo XVII”. En II Congreso del GEIIC. Investigación en Conservación y Restauración, Barcelona: Universidad de Barcelona, 189-196.

Referência a manuscritos e documentos de arquivo:

Tem que constar a localização: cidade, arquivo ou biblioteca onde se encontra o documento, local, fólios ou páginas.

Madrid, Biblioteca Nacional, ms. I, f. 34v.

Sevilla, Archivo General de Indias, Contratación, leg.2056, 2, f. 47v.

Referência a documentos electrónicos (ISO 690-2):

É feita menção ao autor ou entidade responsável pelo conteúdo da informação, ao ano de edição, ao título (em itálico), ao formato usado, número de edição, à cidade de edição e ao editor.

VV.AA. (2001). Retablos: Técnicas, materiales y procedimientos, CD-ROM, 1ª ed., Madrid: Grupo Español del IIC.

Referência a consultas online (internet)

É feita menção ao autor ou entidade responsável pelo conteúdo da informação, ao título (em itálico), à direcção da Web ou do correio electrónico consultado e à data de consulta, entre parêntesis rectos.

GANDULLO, J.M., SÁNCHEZ PALOMARES, O., BLANCO, A. Y SÁNCHEZ SERRANO, F.  “Manual de mineralogía y petrología”, en Guía interactiva de minerales y rocas de la escuela Técnica superior de Minas de la Universidad Politécnica de Madrid. http://ge-iic.com/revista/Normas-de-publicacion. [ consulta: 4/6/2008].

Política de Privacidade

Os nomes e direcções de correio electrónico introduzidos nesta revista serão usados, exclusivamente, para os fins declarados por esta revista e não estarão disponíveis para nenhum outro propósito ou outra pessoa.