Conservação e restauro da pintura sobre madeira do teto da Igreja da Ulgueira

  • Margarida Maria Gomes Fonseca Júlio Gomes Fonseca e Maria Lucilia Gomes de Almeida Rodrigues Fonseca
  • Ana Bailão Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa, FBAUL/CIEB
Palabras clave: conservação, restauro, pintura, igreja, ulgueira, teto de madeira

Resumen

Este artigo tem como objetivo dar a conhecer o diagnóstico e a intervenção de conservação e restauro realizados no teto pintado sobre madeira da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira, datado do século XVIII, bem como as ações de sensibilização para a utilização e preservação deste Património. A pintura é de autoria desconhecida e tem como iconografia a Nossa Senhora da Conceição com características do período barroco de ímpar beleza e qualidade. Esta investigação e intervenção justificaram-se pela alteração cromática da obra, pela necessidade de fixar algumas tábuas à estrutura de sustentação do teto, e por ser essencial a imunização e a desinfestação das madeiras. Recorreu-se a técnicas laboratoriais para identificação do aglutinante, do verniz e da folha metálica. Concluiu-se que existe uma camada de origem terpénica, que se pode relacionar com a colofónia, o verniz original, e uma outra de natureza acrílica, que se pode associar ao Paraloid® B72, utilizado numa intervenção anterior para a fixação pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra em 1994 (ArtLab, 2018; Neves, Fátima Maria; Pereira Maria João; 1994).

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Biografía del autor/a

Margarida Maria Gomes Fonseca, Júlio Gomes Fonseca e Maria Lucilia Gomes de Almeida Rodrigues Fonseca

Margarida Maria Gomes Fonseca: Concluiu o curso de Técnico de Recuperação do Património Edificado na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra e iniciou o exercício da profissão em 1993. Frequentou diversos cursos e seminários complementares. Frequentou o mestrado em Conservação e Reabilitação de Interiores da Escola Superior de Artes Decorativas em 2009, onde fez a pós-graduação. Encontra-se atualmente a concluir o Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

 
Ana Bailão, Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa, FBAUL/CIEB

Ana Bailão: Diploma in Conservation and Restoration by the Polytechnic Institute of Tomar (2005) and a master´s degree in Painting Conservation by the Portuguese Catholic University (2010). The master research was about methodologies and techniques of retouching. PhD in Conservation of Paintings at the same university, in collaboration with the Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) and the Instituto del Patrimonio Cultural de España (IPCE), Madrid. The doctoral research was about the criteria and methodologies which might help to enhance the quality of painting retouching. The projects are presented through publications, lectures, exhibitions and presentations. Teaching about conservation and restoration, especially chromatic retouching, since 2008. Since 2004 carrying out conservation and restoration works.

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Publicado
2019-06-27
Cómo citar
Gomes Fonseca, M. M., & Bailão, A. (2019). Conservação e restauro da pintura sobre madeira do teto da Igreja da Ulgueira. Ge-Conservacion, 15, 149-160. https://doi.org/10.37558/gec.v15i0.632
Sección
Suplemento