Os Gessos e a Imagem em Movimento: Aparições

Keywords: moving image, plasters, casts, negative, dialectic

Abstract

This study focuses on the hypothesis that the field of the moving image could establish itself as an operative system for the production of “problematic”, unstable and open images, based on a dialectic of negatives made from plaster objects in the collection of the Faculty of Fine Arts from the University of Lisbon. From guided tours of gypsotheques illuminated by torches, to the introduction of photography and cinema as a dialectical hypothesis of the future to question the past from the common condition established by the negative, we proceed with a progression of references that were at the origin of our experimental film, Duplo Negativo/Double Negative. The possibility of having “apparitions” as moments of synthesis aims to be the result of that central use in chain of double negatives in luminous metamorphosis.

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Author Biography

Rogério Taveira, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, (CIEBA), Lisboa, Portugal

Nasceu em Lisboa, 1966. Licenciou-se em Arquitetura pela
Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, em
1989. Em 2011 concluiu o seu doutoramento em Belas-Artes na
Faculdade de Belas-Artes da Universidade Politécnica de Valência,
Espanha. Iniciou a sua carreira profissional como designer gráfico
e ilustrador em 1988 e no final dos anos 90 concentrou-se nos
novos media, vídeo e fotografia tendo ganho vários prémios
pelos seus filmes interativos experimentais em DVD. Desde 2006
é Professor Auxiliar e Investigador do Departamento de Arte
Multimédia da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de
Lisboa, onde lecciona fotografia e vídeo nos 3 ciclos de estudos.
Foi convidado para lecionar em escolas de arte internacionais:
Estónia, Espanha, Montenegro, Israel, Marrocos, Noruega
e ganhou várias bolsas Erasmus+ KA1 para desenvolver
investigação sobre o espaço mediterrâneo com enfoque na
arte contemporânea como ferramenta dialógica: Montenegro,
Israel, Líbano , Marrocos. A primeira exposição sobre este tema
foi Re-Imaginar o Mediterrâneo: Portugal e Montenegro em
2018, seguindo-se a 2023 Re-Imagining the Mediterranean:
Portugal and Montenegro (2.ª edição). É autor de vários filmes
documentais sobre artistas e arquitectos. A sua atividade
artística vai do desenho à fotografia, vídeo, performance
e som com enfoque em site-specificity, labor e memória:
- QUEDA, exposição na Galeria Diferença em Lisboa, 2022.
- QUEDA (2), exposição na Biblioteca e Arquivo do Município de
Grândola, 2023.
Recentemente o seu trabalho foi incluído em várias mostras
coletivas:
-Infinite Sculpture no Palais des Beaux Arts em Paris, 2019.
-Esculturas Infinitas na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa,
2020.
-No Reino das Nuvens: Os Artistas e a Invenção de Sintra no MU.SA
Museu das Artes de Sintra, 2021.
Em 2022 co-organizou e co-curou o evento (residência artística
e performance) em Paris: Nous ne sommes (toujours) quelque
part, integrado no “Festival D’Automne” e “Saison Croisée France-
Portugal”.

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Published
2023-06-21
How to Cite
Taveira, R. (2023). Os Gessos e a Imagem em Movimento: Aparições. Ge-Conservacion, 23(1), 191-197. https://doi.org/10.37558/gec.v23i1.1209