A entrevista como ferramenta de conservação de arte contemporânea: artista versus conservador-restaurador

  • Ana Bailão Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa, FBAUL/CIEBA
  • Carina Carvalho aculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa.
  • Marina Albuquerque Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa.
  • Marta Aleixo Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa.
  • Miguel Matos Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa
  • Patrícia Varela Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa.
  • Sónia Torres Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa
  • Daniela Porpora Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa
Palabras clave: conservação e restauro, arte contemporânea, entrevista, artistas, conservador-restaurador

Resumen

A conservação e restauro de arte contemporânea tem-se revelado complexa. Por vezes, a análise e o estudo material não são suficientes para solucionar as questões de conservação associadas aos objetos. A intenção do artista e os motivos que o levaram a selecionar determinados materiais e técnicas de execução podem ser dadas a conhecer ao conservador-restaurador pelo próprio autor da obra em investigação. Este conhecimento pode ser obtido através da entrevista, sendo esta considerada, em pleno século XXI, o primeiro passo do processo de documentação de uma obra (Beerkens, et al, 2012). Conscientes desta importância realizaram-se entrevistas a seis artistas com diferentes campos de atuação: escultura em gesso e cerâmica; azulejo; pintura de cavalete figurativa sobre madeira e tela; pintura de cavalete monocromática e hiper-realista; instalações efémeras compostas por elementos naturalistas, design gráfico sobre papel. Foram, no mesmo período, realizadas entrevistas a seis conservadores-restauradores, um de cada uma das áreas de especialidade. O objetivo deste estudo foi confrontar os resultados entre os artistas e os conservadores-restauradores entrevistados e comparar e confrontar os pontos de vista de cada profissional em relação aos materiais, envelhecimento e degradação das obras, às intervenções de conservação e restauro, entre outros. Apesar de algumas diferenças, evidentes e com sentido, constatou-se que, na sua maioria, quer para os conservadores-restauradores, quer para os artistas, apesar dos trabalhos serem realizados de modo distinto, os objetivos permanecem os mesmos: a conservação futura da obra.

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Biografía del autor/a

Ana Bailão, Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa, FBAUL/CIEBA

Ana Bailão: Diploma in Conservation and Restoration by the Polytechnic Institute of Tomar (2005) and a master´s degree in Painting Conservation by the Portuguese Catholic University (2010). The master research was about methodologies and techniques of retouching. PhD in Conservation of Paintings at the same university, in collaboration with the Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) and the Instituto del Patrimonio Cultural de España (IPCE), Madrid. The doctoral research was about the criteria and methodologies which might help to enhance the quality of painting retouching. The projects are presented through publications, lectures, exhibitions and presentations. Teaching about conservation and restoration, especially chromatic retouching, since 2008. Since 2004 carrying out conservation and restoration works.

Carina Carvalho, aculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa.

Carina Carvalho: Licenciada em Ciências da Arte e Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Atualmente está a fazer o mestrado em Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, na mesma instituição

Marina Albuquerque, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa.

Marina Albuquerque: Nascida em 1996 em Viseu. Candidatou-se à Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 2014. Nesta, licenciou-se em Escultura, em 2017, com valencias em Conservação e Restauro de Gessos. Atualmente frequenta o Mestrado de Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea

Marta Aleixo, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa.

Marta Aleixo: Licenciada em Ciências da Arte e Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Atualmente está a fazer o mestrado em Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, na mesma instituição, com dissertação intitulada Estratégias de Reintegração Cromática nas pinturas de Jorge Martins

Miguel Matos, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa

Miguel Matos: Nasceu no Barreiro em 1996. Frequenta o Mestrado de Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, local onde em 2017, terminou a licenciatura em Escultura. Em 2017 participou numa intervenção de Conservação e Restauro no palácio de São Roque em Lisboa, na consolidação de tetos em estuque. Participou também em diversas exposições coletivas de produção artística

Patrícia Varela, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa.

Patrícia Varela: Licenciou-se em Património Cultural e Arqueologia em 2017, na Universidade do Algarve.  Estagiou no Museu Municipal de Faro em Conservação e Restauro. Atualmente frequenta o Mestrado de Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea

Sónia Torres, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa

Sónia Torres: Nascida em 1995 em Bruxelas, veio para Portugal em 2012. Licenciada em Ciências da Arte e do Património em 2016. Atualmente frequenta o programa de mestrado denominado Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, tendo colaborado em diversos projetos de conservação e restauro

Daniela Porpora, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa; Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa

Daniela Porpora: Licenciou-se em Conservação e restauro na Escuela Superior de Arte de Asturias, Avilés (Espanha), em 2016. Fez pós-graduação em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea. Atualmente exerce a função de conservadora-restauradora

Citas

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Publicado
2019-06-27
Cómo citar
Bailão, A., Carvalho, C., Albuquerque, M., Aleixo, M., Matos, M., Varela, P., Torres, S., & Porpora, D. (2019). A entrevista como ferramenta de conservação de arte contemporânea: artista versus conservador-restaurador. Ge-Conservacion, 15, 172-182. https://doi.org/10.37558/gec.v15i0.634
Sección
Suplemento