Archivo-Viviente PressHere como herencia posindustrial: un ensayo visual sobre la activación artística y educativa de imágenes de la industria Europea

Palabras clave: arte y mediación, herramientas digitales, Casa da Imagem, herencias industriales, industria de la fotografía, posindustrialidad, transdisciplinariedad

Resumen

Archivo-viviente PressHere es un ensayo visual que comparte el origen, la conceptualización y la implementación del proyecto PressHere, un archivo vivo de la industria europea. Iniciado a partir de la profusión de registros fotográficos de la historia de la industria en los archivos de la Casa da Imagem (Portugal) y del Museo IMI-Gabrovo (Bulgaria), PressHere activa un legado cultural único sobre la historia de la industria, en particular la industria de la imagen fotográfica. En un enfoque interdisciplinario que involucra la mediación y las artes, persigue el objetivo original de sensibilizar a los jóvenes de diferentes niveles de educación obligatoria sobre el patrimonio postindustrial en Europa.
Estructurado alrededor de una Guía de Investigación, el proyecto define y debate conceptos como: postindustrialidad, realidad sistémica, derechos humanos y laborales, igualdad de género, sostenibilidad y patrimonio industrial. Este ensayo visual presenta las estrategias teórico-prácticas de investigación transdisciplinaria que conducen a la Guía, los pasos de su implementación (vidas), probados con escuelas, y reporta, sobre todo, la diversidad de procesos visuales inherentes a la investigación, implementación y resultados preliminares del archivo-vivo (2021-2023).

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Biografía del autor/a

Inês Moreira, Lab2PT da Universidade do Minho

Inês Moreira é arquitecta, curadora, docente universitária e Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos Arnaldo Araújo, onde desenvolve o projecto [Infra]Structures - Transformation of urban infrastructure through artistic practice. Entre 2022 e 2023 foi Investigadora Principal em Artes Visuais no Lab2PT da Universidade do Minho. Doutora em Curatorial/Knowledge (Goldsmiths University of London), Mestre em Cultura Urbana (Universitat Politécnica de Cataluña / Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona) e Arquitecta (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto). Concluiu Pós-Doutoramento em História da Arte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), onde criou o Cluster Curating the Contemporary: on Architectures, Territories and Networks (2018-2022). Foi Professora Auxiliar Convidada na EAAD-UMinho (2022/23), FBAUP (2014-22) e assistente convidada na FLUP (2007-10); editora do Jornal Arquitectos, com Paula Melâneo (2015-19). Foi programadora de arquitectura em Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura (2010-12) e coordenadora de Gabinete no Instituto das Artes do Ministério da Cultura (2003-05). Desde 2020 é consultora científica da Casa da Imagem, Fundação Manuel Leão e colaborou desde a sua origem no projecto PressHere. +inesmoreira.org

Inês Azevedo, Artista Mediadora

Inês Azevedo nascida no Porto, em 1980. Artista Mediadora, trabalha desde 2000 nas áreas da arte e da mediação cultural, tendo colaborado em diversos projetos e instituições culturais nacionais e internacionais. É co-coordenadora da Casa da Imagem (Fundação Manuel Leão) desde 2010, onde tem desenvolvido trabalho e investigação em torno do Arquivo “Foto-Comercial Teófilo Rego” e do projeto museológico Museu Casa das Imagens. É doutoranda em Estudos do Património – Museologia na Universidade do Porto (UP), onde vem refletindo sobre museus, ética e justiça social. Tem licenciatura em Artes Plásticas-Escultura na Faculdade de Belas Artes da UP, mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da UP e mestrado em Ensino de Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da UP. É investigadora do CEAA - Escola Superior Artística do Porto e do CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Joana Mateus, Artista mediadora

Joana Mateus é artista mediadora, concebeu e participou em vários projectos de mediação artística com públicos diversificados, com escolas e instituições diversas, como projectos europeus com vocação para a educação em literacias visuais e digitais, direitos humanos e cidadania. Escreve artigos sobre a experiência e a possibilidade da mediação artística e interessa-se pelo poder dos dispositivos de produção de imagem. Atualmente, trabalha na conceção do projeto museológico Museu Casa das Imagens; para tal, tem vindo a co-criar e a curar inúmeras propostas expositivas e de mediação, no âmbito das várias vertentes interdisciplinares do projeto.

Alexandra Severino, European Platform of Learning Mobility (EPLM)

Alexandra Severino é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, mestre em Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos pela Universidade de Genebra, e especializada em Direito da União Europeia pela Faculdade de Direito da Universidade do Minho. Atualmente, trabalha como coordenadora na Online Learning and Education Unit, parte da divisão da Paz da UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa). Alexandra faz também parte da European Platform of Learning Mobility (EPLM) e tem trabalhado com questões relacionadas com programas de mobilidade na aprendizagem e educação, tanto como investigadora como no trabalho directo com os jovens. A Alexandra tem ainda uma residência permanente em colaboração com a Casa da Imagem, parte da Fundação Manuel Leão, centrada no fomento da literacia em direitos fundamentais, alicerçada em perspectivas e metodologias transdisciplinares e em relação com a imagem e o espectro vasto do visual e artístico.

Joana Mendonça, Centro de Investigação e Inovação em Educação - ESE/IPP

Joana Mendonça é licenciada em artes plásticas pela FBAUP, pós-graduada em Gestão Cultural (ULHT, Lisboa), e em Estudos Curatoriais (FBAUL/Gulbenkian), Doutora em Educação Artística pela FBAUP, com a tese The Imaginary Life of a Necessary Museum - Reflections on Art Mediation Practices in Contemporary Art, com orientação de Nora Sternfeld (Aus.) e Catarina Martins (FBAUP). É professora Adjunta Convidada na UTC de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto (2018-2023). É investigadora no Projeto de Erasmus + “Press Here - a Living Archive on European Industry” promovido pela Casa da Imagem. Foi professora auxiliar convidada na EAAD-UMinho (2019-2022) e na ESEV Viseu (2010-2015). No Museu de Serralves (2009-2023) concebeu e orientou formações em arte contemporânea e mediação aos agentes culturais dos Municípios fundadores. É consultora de projetos culturais e educativos na Câmara Municipal da Maia e de Viseu. É membro integrado do INED - Centro de Investigação e Inovação em Educação - ESE/IPP.

Citas

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Publicado
2023-12-15
Cómo citar
Moreira, I., Azevedo, I., Mateus, J., Severino, A., & Mendonça, J. (2023). Archivo-Viviente PressHere como herencia posindustrial: un ensayo visual sobre la activación artística y educativa de imágenes de la industria Europea. Ge-Conservacion, 24(1), 195-206. https://doi.org/10.37558/gec.v24i1.1268