Os desafios da conservação da arte pública no âmbito urbano: o caso da Fonte Monumental de São Paulo, Brasil
Resumen
A cidade de São Paulo conforma território de múltiplos valores e vicissitudes decorrentes das alterações de uso dos espaços públicos, interferindo diretamente na conservação material de seu acervo de obras públicas. Compartilhando o espaço com outros elementos urbanos sempre renováveis, as obras artísticas, assim como a sua ambiência se atualizam para os fruidores; podem ser preservadas ou destruídas. Analisando o processo degradativo e as categorias de ação conservativa operadas na Fonte Monumental da Praça Júlio Mesquita (1927), da escultora Nicolina Vaz, esse artigo objetiva suscitar reflexões sobre a efetividade das operações de conservação física das esculturas públicas como ato desconectado da leitura das mudanças de uso dos espaços. Pesquisas arquivísticas, registros imagísticos e visitas de campo, corroboram a história conservativa da fonte, associando-a às alterações urbanas. Espera-se contribuir para a qualificação das discussões da necessidade de interação dos órgãos públicos em ações voltadas à preservação das praças e monumentos paulistas.
Descargas
Citas
CAVALCANTI SIMIONI, A. P. (2008). Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo / Fapesp.
KÜRTEN FENSKE, E. (2014). Nicolina Vaz de Assis - a escultora da belle èpoque tropical. Templo Cultural Delfos. http://www.elfikurten.com.br/2014/05/nicolina-vaz-de-assis-escultora-da.html. [consulta: 4/7/2019].
LIMA DE TOLEDO, B. (2004). São Paulo: três cidades em um século. 3. Ed. São Paulo: Cosac & Naify, Duas Cidades.
MALTA CAMPOS, C. (2002). Os rumos da cidade: urbanismo e modernização de São Paulo. São Paulo: Editora Senac.
M. R. FERREIRA ANTUNES, F. (2010). Fonte Monumental. São Paulo, Seção Técnica de Levantamentos e Pesquisa da Divisão de Preservação do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (DPH/SMC/PMSP), pasta nº 04A.038.0.
OLIVEIRA DA SILVEIRA SANTOS, L. (2006). São Paulo dá samba, uma visão de hospitalidade paulistana por meio do olhar de Adoniran Barbosa. Dissertação de mestrado do Programa de Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo.
PARTEZANI RODRIGUES, G. (2010). Vias públicas: tipo e construção em São Paulo (1898-1945) / Gustavo Partezani Rodrigues. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
SITTE, C. (1992). A Construção de Cidades Segundo Princípios Artísticos. Trad. Ricardo Ferreira Henrique. São Paulo: Ática.
- Los autores conservan los derechos de autor y propiedad intelectual, y garantizan a la revista Ge-Conservación y al GEIIC el Copyright© de los derechos de edición y publicación por cualquier medio y soporte. Las obras de dichos autores además se pueden publicar bajo una Creative Commons Attribution License que autoriza ser distribuido gratuitamente, copiado y exhibido por terceros si se muestra en los créditos la autoría y procedencia original en esta revista, y no se puede obtener ningún beneficio comercial por parte de terceros, ni tampoco se pueden realizar obras derivadas.
- Los artículos podrán ser utilizados para fines científicos y formativos, pero nunca con fines comerciales, expresamente sancionado por la Ley.
- La información contenida en los artículos es responsabilidad exclusiva de los autores.
- La revista Ge-Conservación y los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) después de su publicación en la revista Ge-Conservación, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados por el autor.
- Los datos personales suministrados por los autores únicamente serán utilizados para los fines de la revista y no serán proporcionados a terceros.