Presentación: A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação

  • Alice Nogueira Alves Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Ciências da Arte
  • Ana Mafalda Cardeira Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)
  • Marta Frade Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)
Palabras clave: Yeso, réplica, Estudo e preservação

Resumen

A realização do congresso A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação/The “Art” of Plaster – Between Creation and Reproduction – Study and Preservation veio reforçar a valorização de uma arte vista como efémera, mas com uma versatilidade tão grande, que toca num espectro muito amplo no campo expandido das Artes. Desde a sua história, passando pela sua produção até à sua preservação, o Gesso foi abraçado científica e culturalmente nesta ocasião.

O congresso internacional decorreu na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), em regime híbrido, nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2021. Contou com 64 participantes, representando 12 países, que apresentaram 44 comunicações.

As suas linhas temáticas foram divididas em quatro orientações especificas: o Ensino, a História de Arte e Museologia, a Produção Artística e a Preservação, Conservação e Restauro. O programa e o livro de resumos podem ser consultados no site da FBAUL (https://www.belasartes.ulisboa.pt/open-call_a-arte-do-gesso-entre-a-criacao-e-a-replica-estudo-e-preservacao/); e as comunicações podem ser visualizadas no Youtube (https://www.youtube.com/@aartedogessotheartofplaste9181)
Os 11 artigos aqui apresentados refletem a diversidade da informação multidisciplinar então abordada.

Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos os que ajudaram à concretização deste projeto antigo, e à Ge-conservación por esta publicação.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2023-06-21
Cómo citar
Alves, A. N., Cardeira, A. M., & Frade, M. (2023). Presentación: A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação. Ge-Conservacion, 23(1), 98-99. https://doi.org/10.37558/gec.v23i1.1228