Itinerários na Coleção de Gessos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Palabras clave: yeso, colección, patrimonio, conservación, restauracion, Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Lisboa

Resumen

La colección de yesos de la antigua Academia de Bellas Artes de Lisboa, hoy Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Lisboa, tiene actualmente tres aspectos esenciales: un campo de memoria e historia del propio establecimiento educativo; un depósito de material didáctico que los estudiantes utilizan hoy para dibujar, pintar o esculpir; y un campo vinculado a la conservación y restauración, en el que la colección ha sido estudiada, recuperada y conservada por los alumnos de esta facultad durante la última década. Si el primer aspecto es fundamental, el segundo puede ser importante y el último imprescindible, como forma de conservación y estudio. La colección de yesos en su polisemia múltiple puede entenderse como un paisaje, en el que se pueden crear itinerários y recorridos físicos y mentales; viajes, con salida pero con destino(s) desconocido(s), que este artículo se propone realizar.

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Biografía del autor/a

Eduardo Duarte, Faculdade de Belas-Artes (Lisboa) Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)

Licenciado em Design de Equipamento pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1990); Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a dissertação: Carlos Amarante e o Final do Classicismo (1997); Doutor em Ciências da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa com a tese: Desenho Romântico Português. Cinco Artistas Desenham em Sintra (2007).
Participou no XXXVI Corso Internazionale sull’Architettura di Andrea Palladio (1994) e em congressos, colóquios e seminários em Portugal, França e Brasil. Algumas Publicações: Carlos Amarante (1748-1815) e o Final do Classicismo. Porto: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, 2000; A Escultura na Primeira República. Coleção A República das Artes. Vol. 4. Conceção e Coordenação de Rui Vieira Nery. Lisboa: Tugaland, 2010; Artigos nas revistas e dicionários: Claro/Escuro; Monumentos; Arte Teoria; The Dictionary of Art London: Macmillan Publishers/New York: Grove; Dicionário de Escultura Portuguesa, etc.
Professor Auxiliar de Ciências da Arte e do Património na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Diretor do Departamento de Ciências da Arte e do Património na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Membro Integrado do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA).
Áreas de investigação: Escultura, Desenho; Arquitetura e Tratadística dos séculos XVI-XVIII; Ensino das Artes Plásticas.

Marta Frade, Faculdade de Belas-Artes (Lisboa) Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)

Iniciou a sua formação na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra em 1997, onde cultivou o seu interesse pelo património em gesso. Este material acabou por ser de extrema importância na sua carreira académica. Em 2005, concluiu a licenciatura em Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar. Desde 2011, é Professora Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Terminou o seu doutoramento com uma tese sobre Conservação e Restauro de Escultura em gesso, em 2018.

Citas

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Publicado
2023-06-21
Cómo citar
Duarte, E., & Frade, M. (2023). Itinerários na Coleção de Gessos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa . Ge-Conservacion, 23(1), 100-109. https://doi.org/10.37558/gec.v23i1.1225