A utilização de códigos QR no combate à dissociação em coleções museológicas – O caso da Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes

  • Guilherme Gameiro Lopes Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa, Portugal
  • Marta Frade Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0719-0308
  • Alice Nogueira Alves Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6683-8007
Palabras clave: conservación preventiva, gestión de colecciones, yeso, Universidad de Lisboa

Resumen

Este artículo presenta un proyecto para la gestión de la colección existente en la Reserva de Escultura de la Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Lisboa. Tras identificar los problemas relacionados con el factor de alteración de la disociación en esta colección, se propone el uso de códigos QR para combatir sus consecuencias y evitar pérdidas futuras, poniendo ejemplos de esculturas de la colección de yeso.

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Biografía del autor/a

Guilherme Gameiro Lopes, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa, Portugal

Guilherme Gameiro Lopes foi aluno da Faculdade de Belas-Artes de 2015 a 2021. Fez a sua licenciatura em Ciências da Arte e do Património e o seu mestrado em Museologia e Museografia. Trabalhou na área do património edificado durante quatro anos, participando em intervenções de conservação e restauro, e numa galeria de arte no centro de Lisboa onde desempenhou funções de galerista como: visitas guiadas, inventariação, conservação e restauro e participação em feiras de arte.

Marta Frade, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Lisboa, Portugal

Iniciou a sua formação na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra em 1997, onde cultivou o seu interesse pelo património em gesso. Este material acabou por ser de extrema importância na sua carreira académica. Em 2005, concluiu a licenciatura em Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar. Desde 2011, é Professora Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Terminou o seu doutoramento com uma tese sobre Conservação e Restauro de Escultura em gesso, em 2018.

Alice Nogueira Alves, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Lisboa, Portugal

Conservadora restauradora. Desde o início da sua formação, as questões relacionadas com a história e a teoria do restauro e o modo como se encara o objeto artístico assumiram uma importância fundamental nos seus interesses académicos, terminando o seu doutoramento História da Arte, Património e Teoria do Restauro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2009. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Citas

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Publicado
2023-06-21
Cómo citar
Gameiro Lopes, G., Frade, M., & Nogueira Alves, A. (2023). A utilização de códigos QR no combate à dissociação em coleções museológicas – O caso da Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes. Ge-Conservacion, 23(1), 182-190. https://doi.org/10.37558/gec.v23i1.1216