As três dimensões da cor na reintegração cromática diferenciada: a importância da luminosidade

  • Ana Braamcamp de Figueiredo
  • Salomé de Carvalho

Resumen

A reintegração cromática diferenciada tem por objetivo a redução da perceção da lacuna como figura, e sobre esteprincípio basilar pretendemos, mediante os fenómenos de perceção, analisar as três dimensões da cor (tonalidade, saturaçãoe luminosidade) e o seu impacto na reintegração cromática. Primeiramente é fundamental refletir sobre a natureza da próprialacuna, e desta forma caracterizar as problemáticas que coloca, analisar as propostas pré-existentes e definir os contornos demetodologia através da experimentação prática. Neste ensaio académico, utilizaram-se ferramentas informáticas de tratamentode imagem, com o objetivo de experimentar e aferir qual (ou quais) as variáveis mais relevantes para a reintegração cromática,dando-se especial atenção à luminosidade como um fator relevante na reintegração cromática, podendo ser utilizada comoferramenta de avaliação de uma reintegração.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Braamcamp de Figueiredo
Licenciada em Conservação e Restauro pela Universidade Católica Portuguesa desde 2012. Atualmente, é mestranda em Conservação e Restauro de Bens Culturais – especialização em pintura – na mesma universidade.
Salomé de Carvalho
Doutorada em Conservação e Restauro pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (2013), onde concluiu também licenciatura (2006). É docente convidada, investigadora integrada do CITAR, e membro do conselho de redação da Revista ECR – Estudos de Conservação e Restauro, na mesma instituição. Bolseira de investigação Laboratório José de Figueiredo / FCT / Museu Nacional de Soares dos Reis desde 2011.
Publicado
2016-07-03
Cómo citar
Braamcamp de Figueiredo, A., & de Carvalho, S. (2016). As três dimensões da cor na reintegração cromática diferenciada: a importância da luminosidade. Ge-Conservacion, 9. https://doi.org/10.37558/gec.v9i0.319
Sección
Artículos