As reservas visíveis do Schaulager, em Basileia

  • Maria Fernando Gomes Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto
  • Eduarda Vieira Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto

Resumen

No âmbito da investigação científica sobre condições de reserva de instituições museológicas, pretende-se realizar uma abordagem sobre reservas visitáveis, incluindo a apresentação de boas práticas. O atual artigo resulta da visita realizada a dois casos de estudo: o Schaulager, em Basileia na Suíça, e as Reservas do Musée des Arts et Metiers, em Paris, França. Embora com géneses distintas, são exemplos de referência no panorama europeu, no domínio da conceção de reservas, e na gestão da articulação entre a conservação e a difusão das coleções. A metodologia adotada para a elaboração deste artigo baseia-se na análise comparativa de ambas as instituições.

Biografía del autor

Afiliaciones del autor
Doutoranda em Conservação de Pintura na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Portugal. Tema de Dissertação: «Conservação Preventiva: Condições de Reserva». Bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Membro colaborador do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, na linha de investigação “Estudo e Conservação do Património Cultural”, na área temática de “Conservação de Bens Culturais”. Licenciada em Arte, Conservação e Restauro, com especialização em Escultura e Talha, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto.
Afiliaciones del autor
Doutorada em Conservação e Restauro do Património Histórico-Artístico pela Universidade Politécnica de Valência. Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Docente do Departamento de Arte, Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa- Pólo regional do Porto. Coordenadora científica da área de Conservação de Bens Culturais do CITAR. Coordenadora do Doutoramento e do Mestrado em Conservação de Bens Culturais e da Pós Graduação em Conservação Preventiva da UCP.
Publicado
2013-07-31
Cómo citar éste artículo
GOMES, Maria Fernando; VIEIRA, Eduarda. As reservas visíveis do Schaulager, em Basileia. Ge-conservación, [S.l.], p. 65-77, jul. 2013. ISSN 1989-8568. Disponible en: <http://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/145>. Fecha de acceso: 19 nov. 2019
Sección
Artículos

Palabras clave

Reservas visitáveis, conservação preventiva, Schaulager, Musée des Arts et Metiers

Recomendaciones por el Autor (títulos/cabecera)

Recomendaciones por el Autor (sin patrón)